Biblioteca da Smed prepara escolas quanto à organização de acervo

16/04/2019 17:30
Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
A formação continua nesta quarta-feira, 17, para as escolas das regiões Leste e Oeste

Para capacitar as instituições de ensino municipais em relação à estrutura, organização e funcionamento das bibliotecas escolares, a equipe da Biblioteca da Secretaria Municipal da Educação (Smed) recebeu, na tarde desta terça-feira, 16, representantes de bibliotecas das escolas especiais e de ensino fundamental das regiões Norte e Sul. A formação continua nesta quarta-feira, 17, para as escolas das regiões Leste e Oeste, às 9h.

A coordenadora da Biblioteca, Adriana Gomes explica que a formação visa apresentar técnicas de organização de acervo adaptadas da biblioteconomia para que os professores responsáveis pelas bibliotecas escolares possam organizá-las. “As bibliotecas são os espaços que têm a função de incentivar o hábito da leitura e a formação de novos leitores, para que o aluno continue leitor durante o período na escola e fora dela", diz.

No encontro, os educadores foram apresentados a novas possibilidades de classificação do acervo, como o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), que utiliza números decimais para representar classes do conhecimento. Outra possibilidade apresentada foi o controle informatizado de empréstimos de livros. Por meio de uma planilha no programa Excel, os professores controlariam a quantidade livros na biblioteca e os empréstimos realizados no mês, em substituição aos livros de registro. 


A coordenadora de Igualdade Racial e Diversidade da Smed, professora Patrícia Pereira, também participou da formação e ressaltou a importância da biblioteca como o espaço de formação do cidadão, onde os professores devem buscar formas de adaptar a linguagem de ensino para aproximar a literatura de seus alunos, respeitando a sua realidade. Patrícia também apresentou o Núcleo de Cultura e Diversidade, setor ligado à diretoria Pedagógica e com interlocução nas ações da Biblioteca e no programa Redes pela Leitura, a política de fortalecimento da leitura da secretaria.

"A formação se traduz em uma grande troca de experiências. Fazemos sugestões para colaborar com o trabalho dos nossos professores, dentro da realidade de cada escola, e também ouvimos as ideias trazidas pelo grupo”, conclui Adriana Gomes.

 

Vitória Garcia (estagiária com supervisão de Cristina Lac)

Matheus Beust

Acompanhe a prefeitura nas redes