Capital lança programa para recompor aprendizagem no Ensino Fundamental

13/02/2023 16:26
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Smed reuniu gestores das escolas para preparar retorno das atividades do Ensino Fundamental

Porto Alegre criou um programa para recompor a aprendizagem perdida por alunos do Ensino Fundamental durante a pandemia de Covid-19. Denominado RecomPOA, o projeto foi lançado nesta segunda-feira, 13, em encontro da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com os gestores de escolas municipais que teve a presença do prefeito Sebastião Melo.

“Os desafios que enfrentaremos nesta retomada são muitos. Precisamos pensar em como trazer o aluno de volta à sala de aula e evitar a evasão escolar, que aumentou durante a pandemia. Devemos criar alternativas para oferecer uma educação de qualidade, promover inovação e a transformação dentro das nossas escolas†– Prefeito Sebastião Melo.

A reunião com diretores, vice-diretores e supervisores das 56 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) teve como objetivo, além do RecomPOA, preparar a comunidade escolar para o retorno das atividades, em 22 de fevereiro. Estão matriculados 35,6 mil estudantes do 1º ao 9º ano em 2023. Nas escolas do Ensino Fundametal, o calendário já foi retomado.

 “Acreditamos em um ano letivo muito exitoso. Queremos conversar com os diretores, vice-diretores e supervisores para apresentar o RecomPOA e mostrar a importância deste programa para a comunidade escolarâ€, disse a secretária de Educação, Sônia Rosa.

O RecomPOA será um dos principais assuntos da Jornada Pedagógica, que acontece de 14 a 16 de fevereiro para todos os professores da rede municipal. No primeiro dia, as atividades ocorrerão no Auditório Araújo e, nos outros dois, o conteúdo será transmitido via YouToube para as escolas.

RecomPOA – O programa tem quatro premissas: arranjos didáticos, planejamento centrado no aluno, avaliação processual e acolhimento para o engajamento. A recomposição atenderá todos os estudantes da rede municipal, matriculados do 3°até o 9º ano do Ensino Fundamental, de forma construtiva, na tentativa de ressignificar e valorizar a aprendizagem.

Para tanto, a Smed dará suporte às escolas para que possam elaborar diversas estratégias pedagógicas, reorganizar os espaços escolares de acordo com as necessidades específicas e as condições disponíveis. 

 

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça