Ciranda Escolar leva estudantes para o Acampamento Farroupilha

12/09/2022 17:30
Vinny Vanoni / PMPA
EDUCAÇÂO
Roteiro com alunos de escolas municipais segue até sexta-feira

Vivenciar a cultura gaúcha e ampliar os conhecimentos sobre a tradição é o propósito do projeto Roteiro Ciranda Escolar que leva estudantes ao Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Na tarde desta segunda-feira, 12, foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Pica Pau, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Rodrigues e da escola conveniada Estrela Mágica visitarem o Acampamento. Os alunos foram recepcionados na Casa do Gaúcho onde ouviram música tradicionalista, contos gauchescos e dançaram. Depois foram lanchar nos piquetes João Vitorino e Querência dos Machados, que são  parceiros do projeto. A visita foi finalizada no piquete dos 250 anos onde está a Chama Crioula.

A equipe da gestão pedagógica da Smed está acompanhando a interação junto a comissão dos festejos farroupilhas durante o período de apresentações. Para a coordenadora pedagógica Michele Bartzen, a participação das crianças e estudantes da rede municipal reflete a valorização da cultura gaúcha, vivenciando na prática o contato com os símbolos, cultura e culinária. “São momentos de compartilhamentos repletos de significados”.

Outras escolas já estão agendadas para o Roteiro da Ciranda Escolar que segue até a sexta-feira, 16. Ao todo, entre escolas estadual, municipal, de Porto Alegre e da região metropolitana, a coordenadora do projeto, Greici Paim, calcula que mais de 1.500 estudantes vão participar da ação. 

Saiba mais sobre o Acampamento Farroupilha aqui

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes