Concluída etapa inicial de reforma da escola Leopolda Barnewitz na Cidade Baixa
Nesta quinta-feira, 13, o prefeito Sebastião Melo, acompanhado do secretário de Educação, Leonardo Pascoal, vistoriou obras na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leopolda Barnewitz, no bairro Cidade Baixa. A unidade tornou-se a centésima escola própria da prefeitura após ser municipalizada no início de janeiro. A primeira etapa da reforma foi concluída, garantindo o início das atividades escolares no próximo dia 17 de fevereiro, quando começa o ano letivo de 2025.
Adoção - A revitalização está sendo executada pelo programa De Volta Pra Escola, do Instituto Cultural Floresta (ICF), que adotou a instituição da Cidade Baixa no final de janeiro. A estrutura da unidade estava deteriorada, com paredes descascadas, além de terem sido constatados problemas na fiação elétrica, acúmulo de terra e mato alto nas áreas de convivência.
"Com a parceria do Instituto Floresta, avançamos na modernização da EMEF Leopolda Barnewitz, criando um ambiente mais seguro e inspirador. A reforma é parte do compromisso em investir na Educação. Ensino público de qualidade é fundamental para desenvolver uma sociedade mais justa" - prefeito Sebastião Melo.
Números - Feita em três turnos de trabalho, a primeira fase da reforma já beneficiará 188 estudantes do Ensino Fundamental. O investimento inicial foi de R$ 600 mil, enquanto a segunda etapa deverá custar aproximadamente R$ 1,5 milhão. As obras são financiadas pelo ICF, por meio de doações privadas, e incluem a revitalização geral da estrutura, pintura, reforma do revestimento do refeitório e da cozinha, além da recuperação de teto e forro, da rede elétrica e do ginásio.
“A parceria com entidades e empresários tem sido fundamental para a recuperação das nossas escolas e será ampliada em nossos projetos futuros. A exemplo da Leopolda Barnewitz, iremos, em conjunto, revitalizar, equipar e construir escolas para garantir educação de qualidade”, afirma o secretário Pascoal.
“Depois das enchentes, o ICF já apoiou a recuperação de mais de 40 escolas públicas em Porto Alegre e na Região Metropolitana, com obras, reformas, entrega de móveis e doações de materiais. Usando menos recursos e trabalhando em ritmo acelerado, prerrogativa da iniciativa privada, conseguimos apoiar o poder público e impactamos positivamente diversas comunidades", avalia o presidente do Conselho Consultivo do ICF, Claudio Goldsztein.
Samuel Bizachi