Currículo da Educação Infantil é discutido em encontro na Smed

05/09/2018 17:50

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quarta-feira, 5, o encontro de discussão do currículo da Educação Infantil, já seguindo os parâmetros da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O evento, coordenado pela diretoria pedagógica, reuniu cerca de cem pessoas no auditório da Smed, entre diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores das escolas da rede municipal e comunitária de Educação Infantil e das escolas municipais de ensino fundamental que contam com turmas de educação infantil. Nesta etapa, a Smed atende cerca de 28 mil crianças.

“Esse é o momento de trabalharmos a construção do currículo de forma conjunta, debatendo nossas expectativas, dúvidas e percepções”, disse a diretora pedagógica da Smed, Maria Claudia Bombassaro.

Durante a reunião, ela apresentou os principais aspectos colhidos nas sete rodas de conversa realizadas pela Smed, desde junho, com a comunidade escolar. Foram ouvidos 130 depoimentos, de pais, crianças e profissionais da educação da rede, que apontaram suas impressões sobre como pensar a escola e a aprendizagem, sobre o que é um currículo, como ele deve ser estruturado e o que é imprescindível em seu conteúdo enquanto documento. A preocupação com a qualidade da escola, a importância do cuidado, da aprendizagem e da alimentação foram os principais temas abordados nas rodas de conversa. 

Coordenadora pedagógica da escola comunitária Anjinho de Cristal, Jacqueline Sabino, conta que na sua instituição, as famílias já percebem o ambiente de transição da assistência social para educação. “Não somos creche nem escolinha. Somos escola”, diz. Sobre a discussão do currículo, considera fundamental. “Com a BNCC agora temos um norte a seguir”, afirmou. 

A vice-diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Camaquã, Jacqueline Santos Picetti também considera essencial o debate. “A BNCC traz os campos de experiência e precisamos nos apoiar nessa discussão, pois há um caminho a ser trilhado. Sabemos muito, temos feito muito, mas na falta de um eixo comum cada um acaba fazendo o que acha mais importante. O currículo comum ajudará muito os professores, que se sentirão melhor embasados.”

Grupos de trabalho - Em 19 de setembro, a Smed iniciará formação dos grupos de trabalho para dar continuidade à construção curricular da Educação Infantil e, nesta quinta-feira, 6, começam também os encontros com todos os coordenadores pedagógicos das 43 escolas municipais e das 218 escolas comunitárias de educação infantil.  

Denise Righi