Mais da metade das escolas municipais recebem obras durante as férias
Mais de 50 das 100 escolas municipais estão recebendo obras e melhorias durante o período de férias, aproveitando o intervalo sem aulas para qualificar os espaços e garantir um retorno mais seguro, acessível e acolhedor no início do ano letivo, marcado para 18 de fevereiro.
As intervenções vão desde reformas estruturais mais amplas, até ajustes pontuais. A maior parte das obras será concluída antes do retorno das aulas, permitindo que alunos e profissionais encontrem ambientes renovados já no primeiro dia.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, o planejamento das obras durante as férias é estratégico. “Nosso objetivo é aproveitar o período sem atividades escolares para avançar o máximo possível nas melhorias. São investimentos que impactam diretamente a qualidade do ambiente de aprendizagem e o bem-estar de alunos e trabalhadores da educação”, destaca.
Entre as escolas que recebem melhorias já para o início do ano letivo, estão:
- Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jean Piaget: a escola passa por adaptação de banheiros e do elevador para pessoas com deficiência, além da instalação de hidrantes e alarmes de incêndio e de um reservatório metálico de água.
- Emef Wenceslau Fontoura: recebe reforma completa da quadra poliesportiva, com piso novo, troca das goleiras, instalação de holofotes e pintura da estrutura do alambrado, melhorando as condições para a prática esportiva.
- Emef São Pedro: a escola passa por ampliação da estrutura, melhorias de acessibilidade, reforma de sanitários, qualificação das quadras esportivas e revitalização da área externa. A segunda etapa da obra tinha prazo até fevereiro de 2027, mas, por meio de um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Educação e da empresa contratada, a maior parte será entregue antes do início do período letivo de 2026.
- Emeef Lucena Borges: está recebendo pintura interna e externa, troca do telhado, recuperação de pisos, além da substituição do alambrado das pracinhas e pintura do gradil do entorno.
- Emef Migrantes: a unidade recebe a instalação de uma lavanderia, com piso novo e cobertura, além da reforma da casinha destinada às brincadeiras das crianças, com troca de janela e ampliação do vão da porta.
Bianca Dilly

