Diálogos do Porto da Educação recebe Aldo Fortunati para palestra sobre Educação Infantil
Porto Alegre recebeu um dos maiores nomes da educação contemporânea na noite de terça-feira, 28: o educador italiano Aldo Fortunati, referência mundial em pedagogias participativas e documentação pedagógica. O evento gratuito ocorreu na Casa do Gaúcho (rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 303) e reuniu cerca de 600 participantes, entre professores, gestores e profissionais da rede municipal de ensino.
Na 4ª edição do Diálogos do Porto da Educação, o especialista compartilhou reflexões sobre o papel da documentação pedagógica como instrumento de visibilidade do pensamento e das aprendizagens das crianças.
Com o tema Documentar para testemunhar o possível a partir do protagonismo das crianças, Fortunati destacou que documentar não significa medir resultados ou comparar desempenhos, mas sim construir narrativas que revelam processos, culturas infantis e a força das relações.
Apresentando registros produzidos em escolas italianas, o educador enfatizou que a observação, a escuta e o registro intencional são elementos fundamentais para qualificar o currículo. “O conteúdo não está no papel, está nas condições que criamos para as experiências acontecerem”, afirmou Fortunati.
O secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, ressaltou a importância de promover esse diálogo com referências internacionais. “Aldo Fortunati nos inspira a olhar para as práticas da Educação Infantil com mais sensibilidade, reconhecendo o protagonismo das crianças e o papel essencial dos educadores nesse processo. O Diálogos do Porto da Educação tem exatamente essa missão: aproximar nossos profissionais das melhores experiências do mundo, fortalecendo uma rede pública cada vez mais qualificada e inovadora”, disse.
Diálogos - Diálogos do Porto da Educação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, que promove encontros mensais com especialistas nacionais e internacionais. Voltado prioritariamente a professores, gestores e demais profissionais da rede municipal, o programa busca fortalecer a prática pedagógica por meio do diálogo com o conhecimento científico, a valorização da experiência docente e o compromisso com uma educação mais humana, inclusiva e inovadora.
Bianca Dilly
