Documentário gravado em escola municipal é premiado em festival de cinema nacional
O documentário Em Frente, protagonizado por alunos da Escola Municipal Dr. Liberato Salzano, venceu o 16º Festival Visões Periféricas. O filme foi exibido na mostra competitiva Fronteiras Imaginárias e competiu com curtas metragem de todo o país. O resultado foi divulgado na noite desta quinta-feira,9.
O filme traz depoimentos da comunidade negra da escola, entre alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, professores e servidores, que compartilham suas histórias de vida cruzadas pelo racismo.
"Que orgulho da comunidade da nossa querida Escola Liberato Salzano. Nossa rede municipal é formado por polos de criatividade e cultura, em que diversos talentos são revelados”, diz a secretária de Educação da Capital, Sônia Rosa.
"O documentário conta com relatos sensíveis de homens e mulheres de diferentes idades e ocupações, que destacam as formas de resiliência individuais e coletivas frente ao preconceito racial, que é uma dolorosa realidade'', afirma a professora Patrícia Pereira, que coordena a Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação.
A produção foi dirigida pelos cineastas voluntários Mariana Gonçalves da Silva e Jonatan Brum Tavares, que são ligados ao movimento cultural negro.
O Festival Visões Periféricas é realizado no Rio de Janeiro e conta com três mostras competitivas: Cinema da Gema com curtas metragem cariocas, Fronteiras Imaginárias com curtas nacionais, e Panorâmica, com longas metragens. O documentário pode ser assistido de forma gratuita na plataforma Itaú Cultural Play.
Lissandra Mendonça