Educação antirracista será destaque na Semana da Consciência Negra
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) planeja uma série de atividades para a 33ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre (Secon), que começa nesta segunda-feira, 20, e vai até o dia 25 de novembro, no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa. A expectativa é envolver mais de 4 mil estudantes e 250 professores da rede municipal de ensino.
"Este é um momento importantÃssimo para evidenciar o trabalho realizado em todas as escolas, em que contamos com Espaços Educativos Afrobrasileiros e IndÃgenas (EEABIs) para promoção da diversidade cultural e, principalmente, para a construção de uma educação antirracista à s nossas crianças e adolescentes", comentou o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa.
Para a professora PatrÃcia Pereira, responsável pela Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais da Smed, este é um momento de encontro das escolas com o movimento negro porto-alegrense. "Todos os educadores, que são referências nos EEABIs, irão transformar o Largo Zumbi dos Palmares em um grande espaço educativo, conectando nossos alunos e demais professores aos Ãcones históricos e à produção cultural negra da cidade, fortalecendo a perspectiva de educação antirracista, pela qual trabalhamos."
A programação completa pode ser acessada neste link. Além das ações para as escolas municipais, serão realizadas atividades lúdicas e recreativas para as demais crianças e jovens que visitarem a Secon.
 Â
Â
Lissandra Mendonça