Educação dá início à avaliação diagnóstica de 2021

07/07/2021 08:42
Giulian Serafim / PMPA
Educação
Serão avaliadas as 56 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) iniciou o envio das orientações para a avaliação diagnóstica de 2021 das 56 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Os professores interessados em participar da comissão devem realizar a inscrição via formulário Google até 13 de julho.

No material distribuído às direções, a equipe de Gestão de Dados e Indicadores Educacionais da Smed explica que a medida atende à recomendação contida no Parecer nº 11/2020, do Conselho Nacional de Educação, além de integrar o conjunto de estratégias do Plano de Gestão 2021/2024 da secretaria. “Num contexto pandêmico, é ainda mais importante aferir os níveis de aprendizagem dos estudantes, obtendo um diagnóstico individualizado e geral, para podermos traçar ações pedagógicas mais efetivas”, explica a secretária Janaina Audino. "As avaliações diagnósticas já fazem parte do processo avaliativo das escolas e com isso buscamos desenvolver uma cultura de avaliação efetiva na rede, estruturada e sustentável que impacte nos resultados de aprendizagem dos estudantes", complementa a secretária. 

A avaliação diagnóstica 2021 será feita de forma presencial por meio de provas de Língua Portuguesa e Matemática, do 2º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes com necessidades educativas especiais terão provas adaptadas pelos professores da Sala de Integração e Recursos. Cabe à equipe pedagógica da escola verificar a necessidade dessa adaptação.

As provas serão organizadas da seguinte forma:

2º e 3º anos - 20 questões (10 de Língua Portuguesa +10 de Matemática)

4º e 5º anos - 24 questões (12LP+12MAT)

6º e 7º anos - 30 questões (15LP+15MAT)

8º e 9º anos - 40 questões (20LP+20MAT)

O ganho da avaliação diagnóstica é a participação dos professores da rede na elaboração das provas. Por isso, foi aberto um processo seletivo para construção deste conteúdo. Ao todo, oito bancas e um total de 36 professores integrarão a comissão de elaboração e validação das provas. "Reunir quem conhece a realidade das nossas escolas e atua na sala de aula é o que diferencia e valida o processo que estabelecemos para essa avaliação. Por isso, a participação dos professores é tão importante", afirma a coordenadora adjunta da Gestão de Dados e Indicadores Educacionais, Isabel Cristina Teixeira da Silva.

Inscrição - Para realizar a inscrição, clicar no link:

Pedagogos 

Licenciados 

Cronograma 

As provas obedecerão ao seguinte cronograma, pensado para melhor avaliar as possíveis perdas ocorridas durante a pandemia:

Setembro: 30% dos estudantes matriculados (preferencialmente os que não tiveram contato com a escola presencialmente em 2020/2021)

Outubro: 30% dos estudantes matriculados (preferencialmente os que apresentaram dificuldades na aprendizagem em 2020/2021) 

Novembro: 40% dos estudante matriculados (demais estudantes)

A ideia é que todo o processo esteja concluído até o mês de novembro, permitindo que, finalizada a análise dos desempenhos, possa ser feito o planejamento de formações, das políticas de recuperação de aprendizagem, bem como o replanejamento das estratégias de ensino para o ano letivo 2022. O material orientador, enviado às escolas, pode ser conferido aqui.


 

  

 

Antônio Bavaresco

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes