Educação empossa equipes diretivas de 37 escolas da rede municipal

01/10/2020 13:28

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) deu posse às equipes diretivas de 37 escolas municipais. Dessas, 29 estarão à frente das escolas durante o quadriênio 2020/2023 (por terem sido eleitas em 2019, quando a lei previa três anos de mandato), e as oito demais, que foram indicadas pela secretaria porque o processo eleitoral foi deserto, ficarão no período 2020/2024 (dentro das novas regras, com quatro anos de mandato). As informações estão disponíveis na edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) dessa quarta-feira, 30. 

Os diretores e vices empossados concluíram o curso de gestão escolar, que é um dos requisitos para concorrer aos cargos de diretor e vice-diretor da rede municipal de ensino. Devido à pandemia, a segunda edição do curso foi realizada de forma remota. O Dopa também traz a prorrogação de gestão das equipes diretivas de outras 33 escolas até 31 de dezembro.

Saiba mais – As equipes diretivas que assumem as instituições de ensino a partir desta quinta-feira, 1º, estarão no segundo grupo a tomar posse após a entrada em vigor da lei 12.659, sancionada em janeiro deste ano e que alterou a gestão das escolas municipais. A legislação da lei conta com três objetivos principais: colocar a aprendizagem do aluno no centro das decisões, ampliar a participação dos pais nas escolas estatais e valorizar a liderança do diretor na comunidade escolar. 

 

  

 

André Malinoski

Rui Felten