Educação Infantil: Capital supera a marca de 30 mil crianças matriculadas na rede municipal
Pela primeira vez na história, Porto Alegre alcançou a marca de 30.195 crianças matriculadas na etapa da Educação Infantil em escolas da rede municipal de educação. Somente em 2025, foram criadas 2.331 novas vagas, ampliando o acesso de crianças a espaços educativos de qualidade.
Em 2015, o número de alunos matriculados era de 23.956. Dez anos depois, este total subiu para 30.195, representando um crescimento de 26%. Apenas neste ano, na etapa creche, foram abertas 452 vagas em escolas parceiras e 1.557 em instituições privadas. Já na pré-escola, a rede registrou a criação de 474 novas vagas em escolas parceiras e 573 em privadas.
"Este número é resultado de um esforço coletivo de expansão do acesso, mas também do fortalecimento de políticas públicas que colocam a infância como prioridade. Estamos falando de garantir espaços educativos de qualidade, onde cada criança tenha direito a aprender, brincar e se desenvolver integralmente", afirma o secretário de Educação, Leonardo Pascoal.
O secretário também destaca que a construção de novas escolas será fundamental para ampliar a oferta. "Garantir o acesso à educação é um dos pilares do nosso programa Porto da Educação, que reúne ações e estratégias para a educação de Porto Alegre. Além da ampliação de vagas em escolas parceiras, estamos atuando para a construção de novas escolas próprias. Só na última semana, lançamos quatro licitações de novos prédios. Nossa meta é, até 2028, construir 20 novas escolas e criar sete mil novas vagas na educação infantil”, acrescenta.
Novas vagas - A ampliação das matrículas já reflete no cenário do histórico déficit da rede municipal. Em 2025, a fila de espera registrou uma redução de 40,33%. Atualmente, ela existe apenas na etapa creche (0 a 3 anos) da educação infantil. O número de crianças aguardando vagas caiu de 3.077, em 2024, para 1.836, em maio deste ano.
Bianca Dilly
