Educação integral vai atender 1,6 mil alunos em cinco escolas municipais

16/02/2022 16:37
Alex Rocha/PMPA
EDUCAÇÃO
Prefeito em exercício participou do evento de apresentação

O prefeito em exercício, Idenir Cecchim, e a secretária municipal de Educação, Janaina Audino, apresentaram, na tarde desta quarta-feira, 16, no Paço Municipal, o Programa Mais Tempo na Escola. Cinco escolas municipais de ensino fundamental terão atendimento integral neste ano letivo, que começa segunda-feira, 21. Todas as atividades pedagógicas serão ministradas por professores da rede municipal. Ao todo, cerca de 1,6 mil estudantes serão atendidos nove horas diárias, com cinco refeições.

Na EMEF Neusa Goulart Brizola, EMEF Porto Novo e EMEF Professor Gilberto Jorge será totalmente integralizada para os alunos do 1º ao 9º ano. Já na EMEF Mário Quintana e EMEF Professora Ana Íris do Amaral, será parcialmente integralizada para alunos do 1º ao 4º ano.

“Temos muitas escolas que ainda podem se transformar em turno integral, mas é preciso se preparar para isso. Tenho certeza de que os indicadores vão melhorar graças ao trabalho e entusiasmo dessas pessoas envolvidas no projeto. Teremos um ano letivo positivo e poderemos chegar no final do ano festejando resultados e com possibilidade de agregar mais escolas ao turno integral”, afirma Cecchim.

A secretária Janaina explica que a educação integral compreende o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões - intelectual, física, emocional, social e cultural. “Se constitui como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais", ressalta ela.

Seleção - O critério de seleção das escolas se deu pelo espaço físico, infraestrutura, histórico de atendimento integral, reorganização das matrículas e localização em diferentes regiões de vulnerabilidade social. Inicialmente, nessas cinco escolas, será realizado um acompanhamento pedagógico mais efetivo e próximo das equipes diretivas, professores e estudantes envolvidos. A intenção é de que o Programa Mais Tempo na Escola seja ampliado nos próximos anos. 

“Durante 2022, iremos monitorar e analisar a execução da proposta, verificando os pontos positivos e os ajustes necessários para melhorias. A ideia é aumentar o quantitativo de escolas e de estudantes atendidos em tempo integral em 2023”, explica Clark Balbueno Sarmento, ponto focal do programa na Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Currículo - O currículo é integrado e transversal com períodos de 55 minutos, divididos em Formação Geral - que abrange Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso -  e Formação Específica - que aborda Tecnologia e Sustentabilidade; Iniciação Científica; Corpo Arte, Cultura e Movimento; Linguagens, Identidades e Autonomia; Convivência e Fortalecimento de Vínculos; e Tempos, Espaços e Cidadania. 

O Programa Mais Tempo na Escola está alinhado com a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE – 2014/2024) que prevê a oferta de educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica. “Esse programa significa a ampliação de oportunidades de aprendizagem em uma perspectiva do currículo integrado”, justifica Janaina.

Metas - Com o objetivo de melhorar o desempenho cognitivo e socioemocional dos estudantes, o programa tem entre as metas alfabetizar 100% das crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental; atingir, no mínimo, o nível adequado de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa, equivalente ao domínio pleno dos conhecimentos; e a participação de 40% das famílias e comunidade em geral nas atividades promovidas pela escola.

A diretora da EMEF Porto Novo, Carolina Derós, afirmou que os professores e suas equipes estão empolgadas com o programa. “O sonho está sendo concretizado. Estamos trabalhando para que seja um sucesso. Nosso foco é a qualificação do aluno”, finaliza. 





 

Paula Maia

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes