Encontro com representantes da Cruz Vermelha reforça ações em Porto Alegre

05/04/2022 16:08
Paula Maia/SMED
EDUCAÇÃO
Programa Acesso Mais Seguro tem resultados considerados positivos na Capital

Representantes da prefeitura e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha participaram de encontro nesta terça-feira, 5, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Na pauta, que também envolve a Secretaria Municipal de Patrimônio (Smap), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), a metodologia do Programa Acesso Mais Seguro e os resultados que impactam positivamente em Porto Alegre. 

A secretária de Educação, Sônia Rosa, lembrou que o desenvolvimento de protocolos de atuação são importantes para a redução da exposição à violência e que o programa Acesso Mais Seguro busca prevenir e mitigar os efeitos negativos na prestação dos serviços. “Com o compartilhamento dos resultados, previstos para serem divulgados em julho deste ano, será possível criar novas estratégias e tomadas de decisão ainda mais assertivas”. 

A coordenadora Célia Peres está à frente do projeto na Smed desde 2019 e afirma que todo o trabalho desenvolvido tem gerado comportamentos mais seguros em territórios de risco e que as atividades são realizadas para manter a escola aberta. “A escola ainda é o lugar mais seguro para os estudantes estarem no horário de aula. A metodologia do Acesso Mais Seguro, que visa garantir a oferta dos serviços  públicos à comunidade, é alicerce para a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar instalada nas escolas municipais em março”.

A assessora da Delegação Regional do Brasil no Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Luana Fagundes, que é responsável por colher os resultados de Porto Alegre, afirma que o município é destaque em ações de referência nacional. “Mesmo 2021 sendo um ano desafiador, o programa se manteve vivo na Capital e registrou impactos positivos”. 

O secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, ressaltou que o trabalho da Smap foi de facilitador do processo entre os órgãos, mas que todo o projeto é executado, principalmente, pelas pastas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Já a assessora técnica do programa na SMS, Liliane Santos, ponderou o quanto é importante ter o reconhecimento dos territórios e ver de que forma o dia a dia reflete na vida das comunidades. 

Leia também: 

Renovado convênio para prevenção à violência nos serviços essenciais 

Paula Maia

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes