Encontro na Smed aborda ações nas turmas de correção de fluxo
O primeiro encontro presencial da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com os professores e supervisores das turmas de correção de fluxo foi realizado nesta terça-feira, 9, no auditório da Smed. O programa tem como objetivo diminuir o número de estudantes em distorção idade/ano nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre a partir da recuperação e da promoção das aprendizagens.
Ministrada pelas professoras Tatiana Marques da Silva Parenti Filha e Tatiana Marques da Silva Parenti, que prestam assessoria nesta área, a ação teve como tema cenários e desafios comuns. Tatiana Marques da Silva Parenti Filha ressalta que esses encontros são laboratórios de estratégias de fortalecimento para o grupo de educadores. “Trabalhamos juntos a partir das demandas vivenciadas. Analisamos o cotidiano escolar de um outro lugar e pensamos em meios de intervenção dentro da sala de aula".
Tatiana Marques Parenti observa que o trabalho de correção de fluxo realizado pela dupla já ultrapassa uma década. “Todos os dias vivenciamos novos desafios e, depois da pandemia, eles se multiplicaram, emocionalmente e cognitivamente. O trabalho é realizado em cima de uma reflexão do perfil do professor que vai trabalhar e do perfil do estudante que vai ser encaminhado para a turma de correção de fluxo.
O encontro presencial faz parte do cronograma de ações realizadas com os educadores responsáveis pelas turmas de correção de fluxo. A assessora pedagógica que coordena o projeto, Débora Sequeira, explica que nessas turmas são utilizados instrumentos pedagógicos diversificados que contemplem as especificidades de cada aluno. “As escolas estão desenvolvendo projetos interdisciplinares e saídas para outros espaços em uma tentativa de ressignificar como e o que ensinar numa realidade pós pandemia”.
Este ano, aderiram ao programa 30 escolas que atendem mais de mais de mil alunos, entre 10 e 14 anos, de turmas do terceiro ao sétimo ano. As aulas abordam as seguintes áreas: linguagens (português, arte, educação física e línguas), matemática, ciências da natureza, ciências humanas (geografia e história) e ensino religioso.
Gilmar Martins