Escola Migrantes visita exposição sobre Luis Fernando Verissimo
Vinte e dois alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Migrantes, no bairro São João, visitaram a exposição Luis Fernando Humoríssimo, nesta terça-feira, 25. A mostra ocorre no Campus Unisinos Porto Alegre e homenageia a obra do escritor e cronista Luis Fernando Verissimo. O objetivo da visita é despertar nos estudantes o interesse pela obra do autor.
Com o tema "Uma homenagem por cima dos panos", a exposição traz representações de obras de Verissimo através de peças de tapeçaria, construídas com técnicas de recorte, bordado, aplicação e papel artesanal. Durante a visita, enquanto os alunos analisavam os trabalhos artísticos, o guia dava detalhes sobre os livros que inspiraram as obras. Com isso, os estudantes mergulhavam no universo literário criado pelo autor, conhecendo vários de seus personagens, como o "Analista de Bagé" ou a "Velhinha de Taubaté".
Além disso, a exposição possui itens da coleção particular do escritor, permitindo aos jovens conhecer objetos que integraram a vida pessoal de Verissimo, como fotos de família, prêmios recebidos e textos e desenhos originais. Depois, os alunos foram conduzidos para uma sala, reservada para a audição de crônicas da obra “O Santinho”.
Mesmo trabalhando com livros do autor no dia a dia escolar, a diretora Ana Paula Araújo vê na visita uma oportunidade única para que os alunos adquiram um interesse maior pela literatura. “O papel da leitura na educação é desenvolver o senso crítico e dar asas para a imaginação”, disse Ana Paula.
Ao término da contação de histórias, a diretora Ana Paula recebeu da Unisinos a doação de quatro exemplares do livro “O Santinho” para o acervo da biblioteca. Segundo a professora Renata Fernandes, utilizar livros em sala de aula facilita o aprendizado. “Os livros ajudam até no meu trabalho. A partir da literatura, qualquer área do conhecimento pode ser trabalhada com eles”, afirmou Renata.
Consciente da importância da literatura, a Emef Migrantes desenvolve diversas ações com base nessa disciplina. Um dos projetos é a sacola de leitura, levada para casa pelos alunos do 1º ao 6º ano, proporcionando um momento de leitura em família e, logo após, depoimentos dos jovens. Além disso, todo mês de novembro, a escola realiza a Semana da Biblioteca, que conta com troca e venda de livros e apresentações artísticas.
Outras escolas da rede municipal de ensino visitarão a exposição Luis Fernando Humoríssimo. No dia 26, quarta-feira, a Emef Prof Ana Íris do Amaral, no bairro Protásio Alves, levará seus alunos à mostra. No dia seguinte, 27, será a vez da Pequena Casa da Criança, escola da rede comunitária no bairro Partenon, conhecer a exposição.
A mostra Luis Fernando Humoríssimo faz parte do evento anual Semaníssima Luis Fernando Verissimo, que celebra a semana de aniversário do autor. A programação inclui atividades culturais e artísticas relacionadas ao escritor, com o objetivo de inspirar a criatividade e a expressão artística em jovens. O evento, que ocorre na Torre Educacional da Unisinos Porto Alegre, começou nessa segunda-feira, 24, e segue até este sábado, 28.
Programação da Semaníssima Luis Fernando Veríssimo:
Dia 25
15h - Entrevistaço: transmissão de vídeo de Luis Fernando Verissimo respondendo às perguntas realizadas por alunos.
18h - 19h - "A TV de Luis Fernando Verissimo". Papo com Jorge Furtado, diretor de Comédias da Vida Privada, entre outros. * atividade com inscrição
Dia 26
9h - Luis Fernando Verissimo e a criação publicitária, com Hiron Goidanich.
15h - Me divirto lendo Luis Fernando Verissimo. Apresentação da seleção de selfies de alunos durante leitura das obras do escritor.
15h - Novas capas para clássicos de Luis Fernando Verissimo. Apresentação de projetos visuais desenvolvidos por alunos.
Dia 27
18h - Palestra "O valor do Acervo de Luis Fernando Verissimo", com Maria da Glória Bordini.
19h - Show com Cláudio Levitan "Poesia numa hora dessas?! Numa música dessas?!"
Dia 28
Encerramento da exposição
Andrea Brasil