Escola municipal é classificada para evento mundial de robótica

02/03/2023 17:27

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, localizada na Zona Leste, está classificada para ser a única escola brasileira na FIRST League Explorer. Considerado a copa do mundo de robótica, o evento ocorre de 19 a 22 de abril, em Houston, no Texas, nos Estados Unidos. A equipe dos Lobóticos, como são chamados os estudantes da EMEF Villa Lobos, foi classificada por ter se destacado na competição nacional, que aconteceu em novembro de 2022, em Curitiba, Paraná. O evento é organizado mundialmente pela Firts LEGO League - FLL, da Dinamarca. 

A equipe que irá aos Estados Unidos é composta por seis alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O tema do trabalho que será apresentado é o desenvolvimento de fontes renováveis de energia sustentável. Para a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, a classificação da escola é motivo de orgulho. "O fato de Porto Alegre ter a única escola do Brasil classificada para disputar a mais importante competição mundial de robótica mostra que estamos no caminho certo. O prefeito Sebastião Melo prioriza a educação e nós temos trabalhado com toda a equipe para oferecer um ensino de qualidade e atualizado às novas tecnologias", pontua a secretária.

A professora Cristiane Pelisolli Cabral, técnica da equipe, explica que a escola atua fortemente em oficinas de robótica há 16 anos, com aulas que acontecem no turno inverso. "A Secretaria Municipal de Educação (Smed) oferece toda a estrutura adequada para que possamos ministrar as aulas de robótica e despertar o desejo dos alunos de se envolverem no universo da ciência e da tecnologia. Além disso, trabalhamos em aula com a criação de soluções para tornar a nossa cidade mais inteligente e inclusiva, por meio da inovação", comenta a professora.

Recursos para a viagem - A Smed está em busca de recursos para viabilizar as viagens e estadias dos alunos e professores nos Estados Unidos. Para isso, está em tratativas com órgãos do poder público e entidades da iniciativa privada. Por iniciativa própria, alguns pais estão mobilizando uma vaquinha on-line para contribuírem na arrecadação dos recursos. 

Campeonato Brasileiro - Antes da competição mundial, outra equipe dos Lobóticos vai a Brasília, entre os dias 16 e 18 de março, para o campeonato nacional da FLL. A turma será composta por dez alunos. Parte dos custos será financiado pela empresa John Deere.

 

Andrea Brasil