Projeto de educação integral da Smed está entre os 25 melhores do país
O projeto Educação Infantil em Porto Alegre: Construindo Tempos para as Infâncias, da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed), está entre as 25 experiências inspiradoras de gestão e de projetos pedagógicos de educação integral selecionados pelo programa Escola em Tempo Integral, do governo federal.
A iniciativa busca valorizar e dar visibilidade a práticas que fortalecem a educação integral. Foram inscritos 893 projetos de todo país. Os selecionados serão publicados no Caderno Experiências, do Ministério da Educação (MEC), que será lançado em dezembro de 2025.
"Para nós, esse reconhecimento é um grande orgulho. Não apenas para o nosso time que produziu a proposta curricular, mas principalmente pois reconhece a atuação de todos aqueles que trabalham diariamente para torná-la realidade para os quase 30 mil estudantes da educação infantil matriculados na nossa rede", afirma o secretário de Educação, Leonardo Pascoal.
Projeto - O relato enviado trata da proposta curricular Cenário Tempos, e de sua implementação na rede de Porto Alegre. A proposta foi construída de forma coletiva com as coordenações pedagógicas e supervisões escolares, sob coordenação da Equipe de Assessoras Pedagógicas da Unidade de Educação Infantil da Smed. Foram mobilizadas diferentes metodologias para que a concepção de acolhida e cuidado integral às infâncias pudesse ser descrita no documento.
Educação infantil - A educação infantil em Porto Alegre é composta por 42 escolas próprias, sendo 37 de educação integral, além de 221 escolas comunitárias parceiras e 37 escolas de ensino fundamental que atendem a turmas de pré-escola.
Bianca Dilly