Escolas da Rede Municipal recebem reconhecimento e premiações

15/10/2021 08:48
Giulian Serafim / PMPA
Educação
Escola Ilha da Pintada adotou metodologia que foca no aluno como protagonista

Três Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre foram premiadas em duas agremiações que destacam instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade, com a construção da cidadania e disseminação de experiências pedagógicas consistentes e inovadoras. 

O troféu Pena Libertária, da 24ª edição do Prêmio Educação, idealizado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul, será entregue nesta sexta-feira, 15, para duas escolas da rede municipal. Na categoria Instituição de Ensino, irá receber o prêmio a Escola Municipal de Ensino Infantil Ilha Da Pintada, no Arquipélago. Já na categoria Projeto, a vencedora foi a Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer, na Medianeira. A solenidade acontecerá de forma híbrida, on-line e presencial, na Sede Estadual do Sindicato, em Porto Alegre.

A Escola Municipal de Educação Infantil Ilha da Pintada realiza um trabalho focado na qualidade da educação pública. A metodologia adotada trata o aluno como protagonista, a autonomia dos estudantes é desenvolvida com a escuta ativa e um olhar mais sensível com a participação na construção dos projetos. Em 2021, a Escola completa 28 anos e atende crianças na faixa etária de 3 a 5 anos e 11 meses, em turno integral.

O projeto O Rio da Vida: Herança, memória e reencontro, desenvolvido nas turmas do sexto semestre do Ensino Médio, no turno da tarde na Emem Emílio Meyer, superou as dificuldades dos tempos de pandemia. Além de criar uma aproximação pedagógica, de forma virtual, o projeto teve como objetivo inspirar estudantes a pensar em suas trajetórias de vida, relacionando com os conhecimentos, se percebendo como sujeito social ativo e lançando um olhar para nossas heranças e memórias identitárias. 

No final de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, foi destaque na 5ª edição do Prêmio Territórios. O anúncio foi realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, em parceria com o Itaú Social, Cidade Escola Aprendiz e Centro de Referências em Educação Integral. 

No total, 155 escolas públicas de 22 estados brasileiros se inscreveram para o prêmio. O objetivo foi mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas desenvolvidas pelas escolas públicas municipais e estaduais de todo o Brasil desde a deflagração da pandemia e que buscaram responder a esses desafios, considerando as dificuldades e limitações envolvidas, de forma consistente e inovadora. Os dez vencedores foram contemplados com bolsas de estudo para os cursos do Instituto Tomie Ohtake.

A Emef Saint Hilaire e o Grupo de Mediadores de Leitura Luísa Marques se reuniram por meio de videoconferência para estudar e pensar em propostas para abordar a saúde mental. Desenvolveram então ações de promoção à leitura que contribuíram para a valorização da vida e abriram espaços para falar de si, para o diálogo e para a reflexão.

 

Paula Maia

Andrea Brasil