Escolas de ensino fundamental recebem tablets e chromebooks
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) encaminhou nesta segunda-feira, 12, 32 Chromebooks para uso na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, no bairro Hípica. Os equipamentos foram emprestados pelas empresas Positivo e Multilaser por tempo indeterminado para uso em aula das plataformas Google for Education, Khan Academy, Dragon Learning e Elefante Letrado, que têm o objetivo de desenvolver competências ligadas à leitura e à matemática. O uso dessas plataformas será testado pela escola e aplicado em diferentes ciclos (o ensino fundamental é dividido em três ciclos) para instrumentalizar o professor e qualificar a aprendizagem.
Além disso, os 29 tablets que até então estavam na Emef Ildo Meneghetti foram transferidos para a Emef Nossa Senhora do Carmo para uso da plataforma Elefante Letrado. Os equipamentos foram doados em julho do ano passado e desde então foram usados por mais de 600 alunos da instituição de ensino.
Elefante Letrado - A plataforma foi desenvolvida pela iniciativa privada e oferecida sem custos ao poder público em 2017. A ferramenta dispõe de um acervo de cerca de 500 livros digitais selecionados e será usada por alunos do primeiro ciclo (1º ao 3º anos). Dragon Learn é um portal educacional para o ensino interativo com base em 2 mil exercícios e tarefas em forma de jogo e será utilizado para aprendizado de matemática também no primeiro ciclo. A Khan Academy é mantida por uma ONG norte-americana que oferece cursos gratuitos nas áreas de matemática e computação, entre outros. Será utilizada com alunos de 4º e 5º anos com o objetivo de reforçar habilidades que levam a desenvolver o raciocínio logico. Já a parceria com Google for Education começou em junho deste ano, quando começou o treinamento de servidores. A ferramenta será utilizada por professores e supervisores do 8º e 9º anos em aulas em um ambiente virtual para avaliar a motivação do aluno para aprendizagem, além de facilitar a interação e instrumentalizar o professor para fazer aulas inovadoras.
Para o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, a tecnologia irá beneficiar o aprendizado a partir da relação entre professor e aluno. “A tecnologia não tem, sozinha, a capacidade de ensinar. Por isso, é fundamental que o professor tenha a habilidade de usar estes instrumentos para potencializar a aprendizagem”, comentou. Na próxima semana, os professores e supervisores receberão capacitação para desenvolver as atividades.
Fabiana Kloeckner