Escolas recebem jogos de xadrez para atividades pedagógicas

25/04/2022 17:56
Cesar Lopes / PMPA
EDUCAÇÃO
Entrega ocorreu na tarde desta segunda-feira no auditório da Smed

Onze escolas de ensino fundamental de Porto Alegre, que realizaram o curso de capacitação do Projeto Xadrez Escolar, receberam conjuntos com jogos de xadrez e relógios marcadores de tempo. O material foi entregue às equipes diretivas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed), na tarde desta segunda-feira, 25. 

O Xadrez Escolar é uma parceria com o Governo do Estado que visa usar o jogo como uma ferramenta de transformação social. A capacitação teve início em setembro de 2021 e foi destinada a gestores e professores. Durante a entrega simbólica, a titular da Smed, Sônia Rosa, lembrou da importância de fortalecer a educação com políticas de governo assertivas. “Educação não é uma ilha, ela é intersetorial. O xadrez é um exemplo das muitas possibilidades que podemos executar no ambiente escolar", disse. 

O secretário-adjunto da Governança Local e Coordenação Política, Alexandre Borck, ressaltou as diferentes potencialidades do jogo. “Essa ferramenta é mais que um jogo, é uma disciplina que ajuda no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Essa entrega mostra a cara do governo, o compromisso em inovar na maneira de ensinar", observa. Já o coordenador de segurança das Escolas da Smed, Guilherme Todeschini, considerou que além de melhorar o desempenho acadêmico, é um instrumento que auxilia na concentração e na redução dos conflitos internos.

Escolas que receberam os jogos: Emef Afonso Guerreiro Lima; Emef Dolores Alcaraz Caldas; Emef Grande Oriente do Rio Grande do Sul; Emef Governador Ildo Meneghetti; Emef Heitor Villa Lobos; Emef Jean Piaget; Emef Saint Hilaire; Emef São Pedro; Emef Senador Alberto Pasqualini; Emef Vereador Martim Aranha e Emef Vereador Carlos Pessoa de Brum.

 

 

Paula Maia

Lissandra Mendonça