Estudantes de 40 escolas municipais apresentam pesquisas no Salão de Iniciação CientÃfica
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu a segunda edição do Salão de Iniciação CientÃfica da rede municipal de ensino. O evento aconteceu nesta terça-feira, 14, no ginásio da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi. Alunos e professores de 14 escolas de Educação Infantil e 26 escolas de Ensino Fundamental apresentaram pesquisas relacionadas à s áreas do empreendedorismo, educação financeira, educação ambiental, educação étnico-racial, diversidade, temas sociais e projeto de vida.
"Esta é uma grande iniciativa que promove a integração das escolas da rede e desperta o interesse pela pesquisa e pela investigação cientÃfica, dando protagonismo aos projetos dos professores e dos estudantes de diferentes nÃveis", comentou o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.
Para a professora Luciana Dias Floriani, da Emef Rincão, o Salão de Iniciação CientÃfica valoriza o trabalho realizado pelas escolas: "É uma oportunidade de divulgar as ações que fazemos na escola, desperta a curiosidade dos alunos e fortalece o engajamento deles pelas nossas propostas de aprendizagem".
A primeira etapa foi classificatória e aconteceu de forma virtual. Nesta etapa presencial, os trabalhos foram submetidos a uma banca avaliadora para determinar os destaques de cada categoria em cada eixo temático de acordo com a pontuação obtida.
As pesquisas que obtiverem maior pontuação em cada uma das categorias de cada eixo temático serão premiadas com medalhas para os estudantes que as desenvolveram,, bem como para o professor orientador e coorientador.
Todos os trabalhos podem ser conferidos neste link.
 Â
Gilmar Martins