ExpoFavela: alunos de robótica da Lomba do Pinheiro ganham viagem para evento nacional

04/09/2023 17:47
Melissa Machado/ SMED/ PMPA
Educação
Lobóticos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, foram premiados no Top 10 de expositores

Os Lobóticos, como são chamados os alunos de robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, foram premiados no Top 10 de expositores da ExpoFavela. Os estudantes Lara Hoffmann, Vítor Machado, Nathallya Gonçalves, Matheus da Rocha, Sury da Silva e Gabriele Welter, orientados pela professora Cristiane Cabral, expuseram seu trabalho na primeira edição do evento, que aconteceu neste fim de semana, em Porto Alegre.

"Para nós, enquanto escola pública de periferia, foi uma experiência incrível participar da Expo Favela. Apresentamos o projeto que foi premiado nos Estados Unidos, sobre o 'Parque do Futuro'. Nosso alunos construíram uma proposta de espaço de lazer na Vila Mapa, com atrações tecnológicas e energias sustentáveis. No final do evento, tivemos a alegria de estar no Top 10 e, ainda, ganhamos o convite para a ExpoFavela Nacional, em São Paulo, com tudo pago pela organização", comemorou a professora Cristiane Cabral.

Localizada na periferia da Capital, a Escola Municipal Heitor Villa-Lobos oferece diversas atividades pedagógicas no contraturno, como educação musical, esportes e aulas de robótica.

"Os Lobóticos nos enchem de orgulho. Além do pensamento computacional, as aulas de robótica desenvolvem outras competências essenciais, como a inovação, o empreendedorismo, a educação ambiental e a cidadania. O trabalho liderado pela professora Cristiane, com o apoio da diretora Andréa, merece todo reconhecimento", comentou o secretário-adjunto de Educação, Cláudio Franzen.

  

Júlio Lemos

Gilmar Martins