ExpoFavela: alunos de robótica da Lomba do Pinheiro ganham viagem para evento nacional

04/09/2023 17:47
Melissa Machado/ SMED/ PMPA
Educação
Lobóticos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, foram premiados no Top 10 de expositores

Os Lobóticos, como são chamados os alunos de robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, foram premiados no Top 10 de expositores da ExpoFavela. Os estudantes Lara Hoffmann, Vítor Machado, Nathallya Gonçalves, Matheus da Rocha, Sury da Silva e Gabriele Welter, orientados pela professora Cristiane Cabral, expuseram seu trabalho na primeira edição do evento, que aconteceu neste fim de semana, em Porto Alegre.

"Para n√≥s, enquanto escola p√ļblica de periferia, foi uma experi√™ncia incr√≠vel participar da Expo Favela. Apresentamos o projeto que foi premiado nos Estados Unidos, sobre o 'Parque do Futuro'. Nosso alunos constru√≠ram uma proposta de espa√ßo de lazer na Vila Mapa, com atra√ß√Ķes tecnol√≥gicas e energias sustent√°veis. No final do evento, tivemos a alegria de estar no Top 10 e, ainda, ganhamos o convite para a ExpoFavela Nacional, em S√£o Paulo, com tudo pago pela organiza√ß√£o", comemorou a professora Cristiane Cabral.

Localizada na periferia da Capital, a Escola Municipal Heitor Villa-Lobos oferece diversas atividades pedagógicas no contraturno, como educação musical, esportes e aulas de robótica.

"Os Lobóticos nos enchem de orgulho. Além do pensamento computacional, as aulas de robótica desenvolvem outras competências essenciais, como a inovação, o empreendedorismo, a educação ambiental e a cidadania. O trabalho liderado pela professora Cristiane, com o apoio da diretora Andréa, merece todo reconhecimento", comentou o secretário-adjunto de Educação, Cláudio Franzen.

J√ļlio Lemos

Gilmar Martins