Inscrições para o Adote um Escritor são prorrogadas

03/04/2020 08:49
Manoelle Duarte/SMED/PMPA
EDUCAÇÃO
Programa Redes pela Leitura beneficia cerca de 70 mil alunos de escolas públicas

Distribuidoras, editoras e autores interessados em participar da edição deste ano do programa Adote um Escritor, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), podem fazer suas inscrições até 10 de abril. O término do prazo estava previsto para terça-feira, 31 de março, mas, em razão das medidas de enfrentamento ao coronavírus, o período foi prorrogado. Desde o ano passado, o programa funciona por livre adesão, ou seja, qualquer escritor ou editora pode se inscrever através de formulários online (abaixo). Até o momento, já são mais de 90 inscrições.

O novo formato do Adote um Escritor também alterou a realização da curadoria dos livros, que antes era feita por intermediários e agora fica a cargo da própria Smed e dos professores da rede municipal de ensino. A lista com os escritores selecionados e suas respectivas obras será enviada às escolas, que apontarão cinco opções, por ordem de preferência.

Em seguida, a secretaria irá organizar a distribuição das visitas às escolas, que é a essência do programa, depois de alunos e professores trabalharem os livros do autor adotado durante o ano. A partir daí, as editoras e distribuidoras participantes do programa deverão ofertar os livros dos autores adotados diretamente às escolas, que poderão adquirir obras também para os acervos das bibliotecas escolares.

Investimento – Os recursos são de R$ 503 mil em 2020. Os valores podem ser utilizados na aquisição de livros para o programa e para as bibliotecas escolares, na visita dos alunos à Feira do Livro de Porto Alegre e no pagamento do cachê do autor pela visita.

Redes pela Leitura – O programa Redes pela Leitura abrange todos os projetos de incentivo à leitura desenvolvidos pela Smed, como o Adote um Escritor, o Elefante Letrado (plataforma digital de leitura), o Baú de Histórias (leva livros para as escolas comunitárias), os Saraus com Letras e o Livro Andarilho (espalha obras em diferentes pontos da cidade). O programa beneficia cerca de 70 mil alunos das redes públicas estatal e não-estatal.

Inscrições:
Para acessar o formulário para autores, clique aqui  
Para acessar o formulário para editoras e distribuidoras, clique aqui.

Outras informações para participação no projeto Adote um Escritor podem ser obtidas na Biblioteca da Smed, pelo telefone (51) 3289-1736 ou pelo e-mail biblioteca@smed.prefpoa.com.br.   

  

 

Cristina Lac

Taís Dimer Dihl