Jornada pedagógica da rede municipal discute currículo pós-pandemia

17/02/2022 17:05
Juliana Barbieri/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Evento segue nesta sexta-feira em formato híbrido

A secretária municipal de Educação, Janaina Audino, abriu nesta quinta-feira, 17, a Jornada Pedagógica 2022. Em formato virtual, o evento foi acompanhado simultaneamente por cerca de 1,7 mil profissionais da rede municipal. A jornada prossegue nesta sexta-feira, 18, de forma híbrida.

A palestra de abertura foi realizada pelo professor Fernando José de Almeida, que é mestre e doutor em Filosofia da Educação, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo (2001-2002) e membro honorário da Academia Paulista de Educação. Ele falou sobre o Currículo pós Pandemia.

A coordenadora da Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Adriana Rosa Strelow, apresentou o planejamento para o ano letivo de 2022. O plano inclui a estratégia para Correção de Fluxo Escolar e a Sala de Aula Inovadora, que foram apresentadas pelas professoras Gabriela Rodrigues e Jacqueline Aguiar. Ainda no primeiro dia, outras temáticas foram destaque, como a Iniciação Científica, Educação para Relações Étnico-Raciais e as diretrizes para Educação Especial. No final, foi feita a apresentação da proposta de data para o Congresso do Ensino Fundamental, previsto para o dia 28 de março.

Programação - Na manhã desta sexta-feira, 18, o evento será aberto por um representante do Instituto Ayrton Senna, que abordará aspectos das Habilidades Socioemocionais. A seguir, a pedagoga e diretora da escola Lumiar, Maria Soledad, apresentará o Mosaico Lumiar para adesão da Rede ao uso da plataforma pelos professores. As atividades serão finalizadas com uma exposição sobre as funcionalidades da Plataforma Córtex e o novo aplicativo que será utilizado pelos docentes da Smed.

A última palestra virtual será realizada, à tarde, pela professora doutora em Economia, Priscilla Albuquerque Tavares, que falará sobre A Importância do Uso de Dados para Aprimorar a Gestão Escolar. Além de pesquisadora, Priscilla também atuou como assessora técnica no Governo do Estado de São Paulo e consultora de avaliação de impacto para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Banco Mundial, Unesco, Ministério da Educação e Ministério do Trabalho. As equipes diretivas e professores da rede municipal terminam a jornada com atividades internas de estudos nas escolas.

A secretária Janaina acredita que o desenvolvimento profissional dos professores deve ser contínuo, pois a profissão docente é complexa e desafiadora e requer novos conhecimentos, habilidades e um aprimoramento constante da prática de sala de aula. “Assim, buscaremos promover espaços de formação e alinhamento pedagógico durante o ano letivo”, sintetizou.

Educação Especial - Também nesta quinta-feira, 17, como parte das propostas para a Educação Especial, a Smed encaminhou às escolas documento orientador de nº 01/2022, contendo as diretrizes que serão seguidas pela Educação Inclusiva na Rede Pública Municipal de Porto Alegre. Além de orientações gerais, estabelece os fluxos e traz as datas de início e encerramento do ano letivo, que será entre 3 de março e 16 de dezembro de 2022.

Antônio Bavaresco

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes