Jornada Pedagógica inicia com mais de 2 mil participantes de escolas parceiras
A Jornada Pedagógica de 2026 teve início nesta segunda-feira, 9, reunindo cerca de 2,5 mil profissionais das escolas parceiras de Educação Infantil da rede municipal no Auditório Araújo Vianna. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Com o tema O cotidiano e os tempos a partir da perspectiva da qualidade e da equidade, o primeiro dia contou com a palestra do professor Levindo Diniz Carvalho, da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que abordou reflexões sobre o cotidiano da Educação Infantil e a importância de práticas pedagógicas alinhadas à promoção da qualidade e da justiça educacional.
Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, a formação reforça o compromisso da rede com a oferta de oportunidades iguais para todas as crianças. “A Educação Infantil em Porto Alegre é construída por muitas mãos, em uma rede formada por unidades próprias, parceiras e credenciadas. Por isso, é fundamental assegurar que todas as crianças, independentemente de onde sejam atendidas, tenham acesso às mesmas oportunidades. Essa é a relevância de iniciativas como a Jornada Pedagógica”, destacou.
Programação - A programação segue até sexta-feira, 13, agora voltada aos professores das escolas municipais, em um formato diferenciado. Serão realizadas palestras on-line para todos os docentes da rede, acompanhadas diretamente nas unidades escolares. Paralelamente, ocorrem visitas técnicas à nova Escola de Formação Continuada da Educação, permitindo que gestores e professores conheçam de perto o espaço, as propostas pedagógicas e as possibilidades de qualificação permanente.
As palestras são abertas ao público e podem ser acompanhadas pelo canal da Diretoria Pedagógica da Smed no YouTube.
Confira a programação:
Terça-feira, 10, às 14h
Tema: Mediação da literatura na escola pública
Palestrante: Márcia Licá
Quarta-feira, 11, às 9h
Tema: Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) no Currículo: Caminhos para uma Educação Antirracista
Palestrantes: Ivanize Honorato e Camila Alexandrini
Quinta-feira, 12, às 9h
Tema: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação - Avanços e desafios na prática
Palestrante: Kátia Vielitz
Sexta-feira, 13, às 9h
Tema: Plano Educacional Individual - princípios e caminhos para a inclusão
Palestrante: Sheyla Werner
Bianca Dilly

