Levantamento aponta boa adesão ao ensino presencial em Porto Alegre
A Secretaria Municipal de Educação divulgou, no final da tarde desta terça-feira, 9, o balanço do comparecimento dos alunos da rede municipal de ensino, já sob a vigência do decreto 21.230 que torna obrigatório o retorno 100% presencial dos alunos às escolas. Ao longo da segunda e terça-feiras, foi necessária a formação de novas turmas, devido ao distanciamento que segue mantido. Das 312 escolas consultadas pela Smed, 293 responderam o relatório, informando o comparecimento de 24.943 estudantes. Outros 11.394 alunos apresentaram comprovação de que não poderiam retomar as aulas presenciais, por razões de saúde.
Ao todo, Porto Alegre conta com 68 mil matrículas na rede municipal de ensino, mas devido às normas de segurança sanitária, não é possível a todos os alunos comparecerem simultaneamente. Por isso, o número apurado é compatível com o potencial de ocupação das salas de aula das redes própria municipal e das escolas comunitárias em um mesmo dia.
Como já era esperado, o número é o maior desde a retomada inicial das aulas presenciais na rede municipal de Porto Alegre, em 29 de abril, e também superior ao do último levantamento realizado em agosto, poucos dias após o recesso escolar, ainda sob as regras do decreto anterior. “Estamos felizes em vermos mais estudantes retornando presencialmente às salas de aula, porque a manutenção desse vínculo entre aluno e escola é fundamental para o processo de aprendizagem, bem como para a recuperação dos conteúdos prejudicados pelo afastamento provocado pela pandemia”, destacou a secretária Janaina Audino.
Gilmar Martins