Mais de 300 professores participam do Seminário de Equidade Racial na Alfabetização

17/10/2023 19:27
Júlia Azevedo / Smed / PMPA
Mais de 300 professores participam do Seminário de Equidade Racial na Alfabetização
Secretário de Educação José Paulo da Rosa participou da abertura do evento

A primeira edição do Seminário de Equidade Racial na Alfabetização contou com a participação de mais de 300 professores nesta terça-feira, 17, no Teatro da Unisinos. O evento foi organizado pela Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e teve uma ampla programação de palestras e apresentação de experiências exitosas já aplicadas em escolas da rede municipal.

"Esta é uma importante iniciativa que trata de dois grandes desafios da nossa Educação: buscar a alfabetização plena na idade certa e fazer com que as nossas escolas sejam ambientes que promovam a inclusão, a diversidade cultural, o respeito e a equidade racial", comentou o secretário de Educação, José Paulo da Rosa, durante a abertura do seminário.

Para a professora da UFRGS e uma das palestrantes do evento, Gládis Kaercher, foi um seminário absolutamente produtivo. “O evento contribui para que cada professor tenha a dimensão pedagógica necessária à promoção da equidade racial dentro da sala de aula".

"Esta é uma ação extremamente importante para dar visibilidade ao trabalho já realizado nos Espaços Educativos Afro-Brasileiros e Indígenas, bem como para pensarmos em outras frentes que potencializem a educação antirracista", destacou a professora da Universidade Federal da Bahia, Ana Lúcia Souza, que também foi convidada para palestrar.

  

 

Júlio Lemos

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes