Município recebe classificação ouro do MEC no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

06/12/2024 14:31

A Prefeitura de Porto Alegre conquistou a categoria ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa é desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e visa reconhecer secretarias de Educação estaduais e municipais com boas práticas no setor. Os resultados foram divulgados na quinta-feira, 5.

A premiação é dividida em três categorias: bronze, prata e ouro. Entre os objetivos está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento de metas de alfabetização e de redução de desigualdades, estabelecidas no Plano Nacional de Educação.

“Desenvolvemos o Alfabetiza+POA, programa de formação continuada para professores alfabetizadores, supervisores escolares e diretores. Foi com os resultados obtidos por essa medida, somados às ações de outras iniciativas da nossa equipe, que garantimos o selo ouro”, avalia o secretário municipal de Educação, Maurício Cunha. A categoria ouro da premiação exige pontuação entre 85 e 100 pontos. A Capital atingiu 92.

Programas - O Alfabetiza+POA foi criado pela Assessoria Pedagógica da Smed, lançado em novembro de 2022, para dar suporte à Rede Municipal de Ensino nos desafios pós-pandemia, com o objetivo de alfabetizar todos os estudantes até o fim do 2º ano. As ações do RecomPOA, que visam recompor as aprendizagens dos estudantes do 3º ao 9º ano, da Correção de Fluxo, que tem o objetivo de diminuir o número de estudantes em distorção idade/ano, do projeto literário Adote um Escritor e das Avaliações Diagnósticas, também contribuíram para a boa avaliação da rede municipal.  

Participantes - Neste ano, na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, a seleção contou com a participação dos 26 Estados e do Distrito Federal, bem como de 4.578 municípios brasileiros. Isso representa mais de 82% do total de 5.570 municípios de todo o país.

Orlando Moraes

Samuel Bizachi