Nota de repúdio

04/10/2020 19:58

A Prefeitura de Porto Alegre repudia a campanha desumana e covarde divulgada pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) em outdoors e redes sociais. Explorar a imagem de uma criança para tentar impedir a volta às aulas em nome da defesa de uma categoria é, no mínimo, uma irresponsabilidade.

As crianças devem ser o centro de tudo na educação. Professores, prefeitura e alunos precisam trabalhar mutuamente pelo bem coletivo e não por interesses próprios. 

Quando um sindicato culpa crianças para tentar impedir que voltem às escolas, ele abusa cruelmente de sua prerrogativa de defender apenas os interesses ideológicos e corporativos, comete um crime e provoca a indignação dos que não aceitam que se culpem inocentes.

A prefeitura decidiu pela abertura gradual das escolas por entender que Porto Alegre tem condições sanitárias para isso. Os protocolos de segurança foram definidos após amplo debate com diversos setores da educação. Além disso, os pais e responsáveis podem decidir sobre levar ou não os filhos, mas as escolas precisam estar à disposição da comunidade novamente. É preciso reorganizar o sistema de educação, saber o que as crianças aprenderam remotamente, o que tem de ser complementado, a evasão e a demanda por educação pública.

  

 

Andrea Brasil