Nutricionistas debatem políticas públicas para qualificar atendimento à população

31/08/2022 17:52

No Dia do Nutricionista, profissionais da área, que atuam em diferentes órgãos da Prefeitura de Porto Alegre, se reuniram para trocar informações e experiências que dão certo. A ideia do encontro foi saber como as equipes de cada setor trabalham, quais os pontos fortes e quais os desafios. Assim, pretendem alinhar e melhorar ainda mais o serviço de alimentação e nutrição oferecido a adultos e crianças em vários espaços do município, como escolas e unidades de saúde. Os temas abordados foram desde a fome até a obesidade.

A secretária municipal da Educação, Sônia Rosa, afirmou que a merenda escolar de Porto Alegre é, além de uma prioridade, um motivo de orgulho. Uma referência no país, ainda mais neste momento em que a insegurança alimentar voltou a atingir mais pessoas no Brasil. "Sabemos que mais alunos estão com fome e, por isso, chegam na escola já pedindo o café da manhã e o almoço. Nos nossos refeitórios, eles têm acesso a um cardápio completo e saudável, tudo organizado pela nossa equipe de nutricionistas e técnicas em nutrição. Parabéns pelo dia e pelo trabalho de vocês", disse Sônia. 

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destacou que o mais importante é a intercomunicação entre os atores. "Quem opera e faz as políticas nacionais são as pessoas que trabalham nos municípios, são vocês. A mesma criança que vai na escola também é atendida em um posto de saúde. Esse alinhamento é fundamental", afirmou o secretário.

Além de nutricionistas da prefeitura, participaram do encontro, no prédio 3 da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Regional de Nutricionistas da 2° Região e da Associação Gaúcha de Nutricionistas.

Vanessa Felippe

Lissandra Mendonça