Prefeitura define critério para aumento dos repasses às escolas de educação integral
As cinco escolas de educação integral da rede municipal de Porto Alegre terão aumento nos repasses trimestrais de recursos financeiros a partir deste mês. O valor varia de escola para escola mas, em alguns casos, o repasse duplicará, com base no novo critério desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A informação é da secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, após reunião realizada com as diretorias das escolas integrais.
Conforme o secretário adjunto financeiro da Smed, Mario Lima, os recursos investidos pela terão um impacto anual de R$ 381.600,00 nas escolas Porto Novo, Neuza Brizola, Gilberto J. G. da Silva, Mário Quintana e Ana Íris do Amaral, beneficiando 1.590 alunos da rede municipal.
“O importante é que agora temos parâmetros adequados, construídos com base em critérios científicos econômicos, para a aplicação dos reajustes trimestrais, de acordo com a realidade de cada escola. Após estudo, foi possível definir os valores e implementar uma política permanente que atenda as necessidades de cada instituição, num modelo próprio e inovador para a educação integral de Porto Alegre”, ressaltou Mario Lima.
O repasse trimestral é um recurso dedicado ao custeio ordinário das escolas, para despesas de manutenção e conservação, pequenos reparos, aquisição de materiais de consumo e didático-pedagógicos necessários ao funcionamento da escola. Os recursos são depositados na conta bancária do conselho escolar de cada instituição de ensino, e assim toda a comunidade escolar é envolvida na definição da aplicação dos recursos disponibilizados.
Gilmar Martins