Prefeitura distribui alimentos para alunos das redes municipal e comunitária

20/07/2020 08:35
Anselmo Cunha/PMPA
EDUCAÇÃO
A partir desta segunda-feira, famílias dos estudantes receberão ovos, frutas in natura e hortaliças

A Prefeitura de Porto Alegre inicia nova etapa da distribuição de alimentos às famílias dos alunos das escolas da rede municipal de ensino. Nesta segunda-feira, 20, dezessete escolas de ensino fundamental receberão ovos, frutas in natura e hortaliças em decorrência da suspensão das aulas por causa do novo coronavírus. As famílias desses alunos devem começar a receber os gêneros alimentícios a partir do dia seguinte, dependendo do cronograma de distribuição elaborado por cada escola. Todos os alunos serão atendidos, porém não na mesma semana. A proposta da Secretaria Municipal de Educação (Smed) é que a distribuição aconteça em formato de feira, garantindo os cuidados necessários para evitar a contaminação pela Covid-19. Os recursos para a aquisição são do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Já na terça-feira, 21, as comunitárias de educação infantil começarão a receber os kits padrão por aluno, e cada uma montará o seu próprio cronograma de repasse aos alunos. No dia 27 de julho, terá início a compra de kits para toda a rede municipal. 

Confira aqui o folder com dicas de como higienizar os alimentos da feira.

Nesta segunda, escolas de ensino fundamental receberão caixas de 18 quilos contendo batatas, cenouras, tomates, laranjas e maçãs. Também serão entregues caixas contendo 30 dúzias de ovos. Ao todo serão 1.040 caixas, mais 126 outras contendo 3.780 ovos. A própria escola organiza a logística de distribuição dos alimentos, juntamente com o conselho escolar, observando as medidas de segurança, como uso de máscara de proteção, higienização e distanciamento, para evitar a propagação da Covid-19. Os pais ou responsáveis pelos estudantes precisam assinar o comprovante de recebimento dos alimentos.

Ao final de todas as etapas de entregas, terão sido distribuídas aproximadamente mais 242,752 toneladas de alimentos nas escolas fundamentais (frutas in natura, hortaliças e ovos). Nas infantis comunitárias serão 298,598 toneladas de alimentos não-perecíveis e 13,478 toneladas de gêneros da agricultura familiar, oriundos de uma associação de pescadores de Porto Alegre. Este montante se soma às 244 toneladas já distribuídas pela prefeitura. 

Saiba mais - A ação é amparada pela Lei Federal nº 13.987/2020, que garante a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias de estudantes que tiveram as aulas na rede pública de educação básica suspensas devido à pandemia do coronavírus. Inicialmente, as escolas da rede municipal permaneceram com oferta de almoço, com 2.693 refeições servidas entre os dias 18 e 26 de março. Em seguida foram entregues os estoques presentes nas cantinas das escolas fundamentais. E, na sequência, todos os alimentos estocados na rede municipal foram repassados às famílias. O percentual de estudantes do Ensino Fundamental que utilizam os refeitórios, em média, é de 40%. Na Educação Infantil, cerca de 70% dos alunos frequentam os refeitórios. 

Lista de alimentos que serão entregues nesta segunda para as escolas fundamentais:

Batatas (208 caixas de 18kg)

Cenouras (208 caixas de 18kg)

Tomates (208 caixas de 18kg)

Laranjas (208 caixas de 18kg)

Maçãs (208 caixas de 18kg)

Ovos (126 caixas - 3.780 ovos no total)


Lista dos kits padrão por aluno que serão entregues na terça para as comunitárias de educação infantil:


Arroz 5kg

Feijão 2kg

Leite em pó 1kg

Massa (espaguete ou parafuso) 2 pacotes (1kg)

Biscoito (maria ou salgado) 1 pacote (400g)

Farinha de trigo 1kg

Fermento químico 1 pote

Óleo soja 1 frasco

Sal 1kg

Açúcar cristal 1 kg

Peixe (agricultura) 1 pacote (500g)

Bolinho de peixe (agricultura) 1 pacote (150g).

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

André Malinoski

Taís Dimer Dihl