Prefeitura garante recursos para viagem de alunos a torneio mundial de robótica nos EUA

07/03/2023 19:56
Julio Lemos/SMED/PMPA
Educação
Equipe participará de competição em Houston, nos Estados Unidos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, localizada na Zona Leste, será a única escola brasileira na First League Explorer. O torneio mundial de robótica acontecerá de 19 a 22 de abril, em Houston, Texas, nos Estados Unidos. 

Por orientação do prefeito Sebastião Melo, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) irá providenciar os recursos necessários para viabilizar a viagem, estadia e alimentação dos alunos e professores. 

Para a secretária de Educação, Sônia Rosa, a classificação da escola é motivo de orgulho. "O fato de Porto Alegre ter a única escola do Brasil classificada para disputar a mais importante competição mundial de robótica mostra que estamos no caminho certo. O prefeito Sebastião Melo pediu prioridade a essa pauta e, por isso, conseguimos com muito esforço construir as soluções para viabilizar a viagem”, pontua a secretária.

A equipe que irá aos Estados Unidos é composta por seis alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O tema do trabalho que será apresentado é o desenvolvimento de fontes renováveis de energia.

Classificação - A equipe Lobóticos, como são chamados os estudantes da EMEF Villa Lobos, foi classificada por ter se destacado na competição nacional, que aconteceu em novembro de 2022, na cidade de Curitiba. O evento é organizado mundialmente pela Firts LEGO League - FLL, da Dinamarca. 

A professora Cristiane Pelisolli Cabral, técnica da equipe, explica que a escola atua fortemente em oficinas de robótica há 16 anos, com aulas que acontecem no turno inverso. "A Smed oferece toda a estrutura adequada para que nós possamos ministrar as aulas de robótica e despertar o desejo dos alunos de se envolverem no universo da ciência e da tecnologia”, comenta a professora.
 

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes