Prefeitura leva serviços da Central de Vagas e benefícios do Vou à Escola para abrigados do Centro Vida
Na manhã desta quinta-feira, 7, equipes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) estiveram em visita ao Centro Humanitário de Acolhimento Vida, no bairro Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre. Profissionais responsáveis pela Central de Vagas e por benefícios como o Programa Vou à Escola, de gratuidade de transporte escolar, realizaram atendimentos aos pais e responsáveis por crianças abrigadas no local.
“Temos realizado uma grande força-tarefa para garantir a retomada da educação pós-enchente. Isso envolve as reformas e reequipagens das 14 escolas próprias e das 29 conveniadas alagadas, a locação de espaços e contratação de transporte para que as aulas ocorram enquanto os prédios estão em obras”, conta o secretário de Educação Maurício Cunha. “Para além disso, queremos nossas equipes à disposição também daqueles que ainda não retornaram às suas casas, seus territórios”.
Através da visita, as 40 crianças com idade escolar abrigadas no Centro Vida, foram identificadas e cadastradas junto à Smed. “Com estes dados poderemos desenvolver estratégias para ofertar vagas e transporte, para que essas crianças tenham seu retorno à escola garantido”, conta a coordenadora da Central de Vagas, Daniela Tesche. Os pais receberam ainda, suporte para realização das inscrições junto à Sned, que ocorrem de forma on-line até o dia 14 de novembro, através do link educacaoinfantil.portoalegre.rs.gov.br.
Lissandra Mendonça