Prefeitura suspende concurso de professores para qualificar seleção

04/12/2024 13:57

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) suspendeu temporiamente, nesta terça-feira, 3, o concurso em andamento para a contratação de professores, cuja prova objetiva ocorreria no próximo dia 15. O certame será ajustado para qualificação do processo seletivo e perfil dos selecionados. Após as alterações, o edital e o cronograma serão republicados.

A medida foi tomada para garantir uma seleção mais criteriosa e alinhada às demandas da educação. A decisão foi fundamentada em estudos recentes que afirmam ser o professor o fator intraescolar que mais impacta na aprendizagem. As alterações também devem seguir recomendações de organizações como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A mudança busca enfrentar desafios evidenciados pelo desempenho do município em indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A alteração no concurso público foi uma das primeiras decisões alinhadas pela gestão da Smed durante o processo de transição do futuro secretário da pasta, Leonardo Pascoal. “As alterações reforçam o compromisso em selecionar os melhores profissionais para atender as necessidades da rede municipal, garantindo um ensino de qualidade que impacte positivamente a aprendizagem dos alunos e os indicadores educacionais”, afirma Pascoal, atual prefeito de Esteio, município considerado uma referência para as alterações na Capital. 

A intenção da pasta é de que os próximos concursos públicos para seleção de professores incluam duas novas etapas: prova didática e avaliação psicológica, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A etapa didática consiste na simulação de uma aula, por meio da exposição oral sobre um dos temas que compõem o conteúdo programático da disciplina, para uma banca de professores avaliadores. Os candidatos aprovados passarão, então, por uma avaliação psicológica realizada por profissionais da área da psicologia.

“Assim que a demanda foi apresentada pela gestão e equipe de transição da Smed, a Secretaria de Administração e Patrimônio se prontificou a assumir o desafio de atuar para qualificar nossos concursos, qualificando os quadros técnicos selecionados”, afirma o secretário-adjunto de Administração e Patrimônio, Richard dos Santos Dias.

Orlando Moraes

Lissandra Mendonça