Projeto da escola Saint Hilaire se destaca em premiação nacional

27/03/2023 14:47
Maria Gabriela Pires de Souza / Divulgação / PMPA
Educação
Alunas da Saint Hilaire criaram um kit educativo

O coletivo Garotas de Vermelho, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, conquistou o prêmio nacional do Desafio Liga Jovem. O trabalho de empreendedorismo social foi apresentado no Bossa Summit, em São Paulo, na sexta-feira, 24, e ficou entre os seis premiados do Brasil, sendo o único da Região Sul. Com a conquista, o grupo foi convidado para uma missão internacional em Madrid, na Espanha.

Promovido pelo Sebrae e pelo Instituto Ideias de Futuro, o Desafio Liga Jovem é o maior campeonato nacional de empreendedorismo e tecnologia para estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país. O projeto, que conta com a participação de 20 meninas com idades entre 7 e 16 anos, foi representado pelas alunas Gabriela Padilha dos Santos, Nathalia Caminha, Jullia Justo e Ketellem Gomes.

Para a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, tratar a pobreza menstrual em sala de aula é uma necessidade e a EMEF Saint Hilaire se destaca por conscientizar as estudantes e construir uma solução criativa. "Temos uma rede plural e com diversos projetos de destaque, como as Garotas de Vermelho, que tratam de um tema tão sensível e necessário, ao mesmo tempo em que criam uma excelente alternativa de inclusão social", afirma Sônia.

Kit - O trabalho consiste na venda de kits educativos de saúde menstrual. Cada kit é composto por absorventes de tecido, uma bolsa térmica de sementes para alívio das cólicas e uma necessaire. Tem também um livro escrito pelas próprias alunas do coletivo, um folheto informativo sobre menstruação, artesanato das mulheres empreendedoras da comunidade, boton e uma fitinha do projeto. Além disso, para plantar e escrever as experiências menstruais tem um lápis semente e um papel que serve de sementeira. Com o valor arrecadado, as estudantes garantem o pagamento dos custos e a doação de outro kits para meninas em situação de vulnerabilidade.

"As estudantes não se conformavam em ver as colegas faltarem às aulas por não terem condições financeiras de lidar com a menstruação. Por isso, usaram suas habilidades para empreender socialmente e construíram um kit de saúde menstrual. Cada kit vendido possibilita que uma menina da nossa comunidade escolar ganhe um kit igual", explica a professora Maria Gabriela Pires de Souza, responsável pelo projeto.

Apenas seis projetos foram premiados entre 1,2 mil inscritos em todo o Brasil. Os trabalhos foram apresentados e avaliados por bancas de jurados especialistas nas áreas de empreendedorismo, tecnologia, educação e comunicação, durante o Bossa Summit, que é considerada uma das principais feiras de startups da América Latina.

Julio Lemos

Lissandra Mendonça