Smed promove ciclo de palestras com especialistas em educação a partir desta segunda

27/07/2025 08:41

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realiza nesta segunda-feira, 28, a primeira edição do programa Diálogos do Porto da Educação. Trata-se de um ciclo de palestras com a participação de reconhecidos estudiosos da área educacional - nacionais e internacionais. A programação, gratuita, se estende até o final deste ano. A primeira palestra será com Claudia Costin, especialista em Educação no Brasil, com início às 9h, na rua Riachuelo, 1.257.

Voltado especialmente para professores, gestores e demais profissionais da rede municipal de ensino, o programa tem como objetivo fomentar a reflexão, o diálogo e a formação continuada, trazendo à tona temas relevantes e contemporâneos que impactam diretamente a prática pedagógica e a qualidade da educação pública. A proposta busca fortalecer o compromisso com uma educação mais humanizada, inclusiva e inovadora, valorizando o conhecimento científico e a troca de experiências.

"Esse é um dos pilares do programa Porto da Educação: formação continuada e qualificação dos nossos servidores. É uma iniciativa extremamente importante, que nos conecta com os maiores especialistas em Educação. Queremos servidores valorizados, qualificados e com o desejo de fazer de Porto Alegre uma referência", afirma o secretário de Educação, Leonardo Pascoal.  

Nos próximos meses, o programa promoverá palestras com Angeles Abelleira (agosto), Herbert Lima (setembro), Aldo Fortunati (outubro), Mozart Neves (novembro) e Priscila Cruz (dezembro). 

Claudia Costin - Fundadora e diretora do FGV Ceipe - Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (RJ), foi diretora global de Educação do Banco Mundial (2014 a 2016) e secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009 a 2014). Em 2025, atuou como professora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford.

Foi secretária de Cultura do Estado de São Paulo, ministra da Administração e Reforma do Estado e presidente da Promon-Intelligens. É professora universitária e, até 2022, foi professora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, tendo atuado na PUC-SP, na Fundação Getúlio Vargas, no Insper e, como professora visitante, na École Nationale d’Administration Publique, no Québec, Canadá.

Orlando Moraes

Andrea Brasil