Projeto que mistura educação e empreendedorismo beneficiará 49 escolas

08/10/2021 16:12
Paula Maia/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Blitz Dinolândia é uma parceria da prefeitura e Sebrae RS

O projeto Blitz Dinolândia foi lançado oficialmente, na tarde desta sexta-feira, 8, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck. Em alusão ao mês das crianças, a parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) irá levar conhecimento e diversão a 387 alunos e 67 professores de 49 escolas da rede pública de Porto Alegre.

"A educação é dinâmica e o processo de ensino-aprendizagem necessita acompanhar as mudanças e inovações implicadas pelos desafios da contemporaneidade”, afirma a secretária Janaina Audino.

A iniciativa tem o objetivo de estimular de forma lúdica o desenvolvimento de competências empreendedoras em crianças de 6 a 10 anos, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A blitz educativa - que conta ainda com um dinossauro de quase dois metros de altura e dois jogos gigantes (boliche e cai-não-cai) - irá funcionar como o marco inicial de um plano pedagógico que as escolas irão incorporar, a partir da utilização dos Dinocards (material pedagógico que o professor vai utilizar em sala de aula).

“Essa parceria com o Sebrae possibilita uma aprendizagem lúdica e divertida, atendendo aos propósitos da nova matriz curricular que está sendo discutida, oportunizando a incorporação de projetos temáticos de competências tecnológicas, como é o caso da robótica, do letramento em programação ou de outros temas, como o empreendedorismo", finaliza a titular da Smed.

Material pedagógico - Desenvolvido exclusivamente para o projeto, o material pedagógico consiste e um robusto plano de aulas que mesclam empreendedorismo e diversão. Os alunos passam pelas mais diferentes etapas envolvendo a administração de um parque de dinossauros. Toda a metodologia é alinhada com as diretrizes de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo a gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Márcia Ferran, o projeto será realizado ao longo dos meses de outubro e novembro de forma itinerante, em escolas públicas da Capital, com possibilidade de expansão para o interior do Estado.

Paula Maia

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes