Projeto Xadrez Poa movimenta último dia na Feira do Livro
O projeto Xadrez Poa movimentou o estande da prefeitura no último dia da Feira do Livro, 15. Um tabuleiro gigante e outros de tamanho tradicional fizeram muitas crianças, adolescentes e adultos pararem para jogar. Ou, pelo menos, olhar.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que leva o esporte como um projeto especial para dentro da escolas municipais. Durante o ano, ocorrem torneios escolares. O próximo será nesta quarta-feira, 16, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini, na Restinga.
A secretária-adjunta, Cláudia Pinheiro, destacou a importância do Xadrez Poa. "É muito bom ver essa integração entre crianças, adultos, famÃlias que estão visitando a Feira do Livro e param aqui porque se encantam com o projeto". A coordenadora, Adriana Xavier, explica que o xadrez contribui muito para a educação dos alunos. "Vai muito além do esporte. É uma atividade interdisciplinar. Os alunos e os professores, que estão recendo formação, desenvolvem habilidades como raciocÃnio lógico, concentração, foco, elaboração de estratégias e, claro, o convÃvio com os colegas."
Tudo isso comprovado pela experiência pessoal da Úrsula Andrade, mãe de três alunos da Emef Aramy Silva: Breno, 16 anos, Brenda, 10 anos, e Bárbara, 8 anos. "Eu sou muito grata à escola e ao professor Celso. O xadrez deu para o Breno a capacidade de se concentrar, tanto no jogo quanto na vida dele. Ele não tinha isso. E os três não ficam mais pendurados na internet ", conta a mãe orgulhosa.
Â
 Â
Â
Andrea Brasil