Reunião com Fórum e Conselho Municipal alinha ações para o Congresso Municipal de Educação Infantil
Na manhã desta terça-feira, 4, a secretária municipal de Educação, Janaina Audino, realizou a primeira reunião de 2022 com representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) e do Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre (FME-POA). Na pauta o Congresso Municipal de Educação Infantil.
A coordenadora da Educação Infantil, Fernanda Guimarães, apresentou o cronograma inicial do Congresso, que está previsto para ocorrer no dia 7 de fevereiro, dentro da Jornada Pedagógica deste ano. “O evento pretende atingir, de forma híbrida, três mil pessoas, com a participação de relatores da Base Nacional Comum Curricular”, explica.
A secretária Janaina Audino afirmou a importância da realização do Congresso com uma gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação. "O olhar da Rede Municipal como um todo é imprescindível para um resultado qualificado nas construções que estamos alinhando. Logo estaremos discutindo as ações para o Congresso do Ensino Fundamental."
A coordenadora geral do FME-POA, Sônia Mara Moreira Ogiba, ressaltou as atribuições do Fórum como articulador entre as instituições e as entidades ligadas ao campo da Educação na cidade de Porto Alegre. “É muito importante a realização de um trabalho de parceria e articulação. Essa é a gestão democrática que a Educação espera consolidar”, finalizou.
A presidente do CME, Fabiane Borges Pavani, salientou a importância dos assuntos abordados durante o Congresso. “Estamos trabalhando em uma resolução que trata da transição nas etapas de ensino. As ações de aproximação do Ensino Fundamental com a Educação Infantil é um tema valioso para estar entre as pautas que serão tratadas”.
Jornada Pedagógica - É um evento dirigido a todos os docentes da rede pública municipal de ensino. Em 2021, com o tema “A Voz e a Vez do Professor”, a jornada temática abordou questões como neurociências, comunicação bão-violenta, desemparedamento da infância, altas habilidades/superdotação, sala de aula inovadora, transversalidade na Educação Básica, entre outros.
Gilmar Martins