Sarau A arte de viajar recebe o escritor Airton Ortiz na Smed

08/07/2019 08:40
Cristine Rochol/Arquivo PMPA
EDUCAÇÃO
Sarau é aberto ao público e tem entrada gratuita

A biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove o sarau Arte de Viajar nesta segunda-feira, 8, às 16h. O evento terá a presença do escritor Airton Ortiz, considerado criador do gênero jornalismo de aventura. Durante o encontro, Ortiz compartilhará imagens de locais que visitou e contará experiências marcantes, levando os participantes a viajarem com ele. A biblioteca da Smed fica na rua dos Andradas, 680, 4º andar, Centro Histórico. O sarau é aberto ao público e tem entrada gratuita.

De acordo com a coordenadora da biblioteca, Adriana Gomes, o sarau servirá para troca de histórias tanto do escritor como do público, transformando o momento literário em um descontraído bate-papo. “O Airton é um autor que tem muito tempo de Adote um Escritor e que é uma referência no gênero que ele escreve, os relatos das viagens que ele faz. Esses relatos são diferenciados porque ele costuma contar os detalhes e as características peculiares dos lugares e dos povos que conhece, com uma atenção especial às pessoas”, salienta Adriana.

Airton Ortiz é um dos autores que integram o programa Adote um Escritor, que promove encontros entre escritores e estudantes da rede municipal de ensino. O autor possui 17 livros publicados, sendo dez de reportagem, quatro de crônicas, dois romances e um de fotografia. Em 2014, foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Entre os principais reconhecimentos por sua carreira, estão o Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores (Ages) e o Prêmio Esso de Jornalismo.

Redes pela Leitura – Os saraus literários e o Adote um Escritor fazem parte do Redes pela Leitura, programa que reúne diferentes projetos ligados à política de leitura da Smed. Outras iniciativas do Redes pela Leitura são o Baú de Histórias, que leva uma biblioteca itinerante para as escolas; o Elefante Letrado, plataforma digital para desenvolver o hábito da leitura; e o Livro Andarilho, que tem como objetivo espalhar obras literárias pela cidade.

  

 

Fernando Campos (estagiário - supervisão Luzia Lindenbaum)

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes