Secretaria de Educação conclui processo de avaliação diagnóstica da rede municipal de ensino

07/12/2021 15:09
Giulian Serafim / PMPA
Educação
Cerca de 20 mil estudantes e 50 escolas municipais participaram do processo

A Secretaria de Educação (Smed) concluiu o processo de avaliação diagnóstica dos alunos do ensino fundamental da rede municipal. Ao todo, 20 mil estudantes de 50 escolas participaram do processo, iniciado no mês de setembro. “A avaliação diagnóstica permite identificar as potencialidades e dificuldades de aprendizagem dos estudantes, por escola, por ano de ensino e por área do conhecimento avaliada. Essas informações evidenciam as habilidades que precisam ser trabalhadas com os estudantes e permitem, também, orientar o planejamento dos professores, priorizando as ações pedagógicas”, afirma a secretária Janaina Audino.

Os alunos foram avaliados por seu desempenho, respondendo a questões de Matemática e Língua Portuguesa. Esta foi a primeira vez que todo o processo foi conduzido por professores e técnicos da Smed. Em Língua Portuguesa, as escolas da rede municipal apresentam um desempenho que se situa entre o nível básico e o proficiente, em média, destacando-se como ponto de atenção os alunos do 5º e 6º anos, que revelam um percentual um pouco maior no nível abaixo do básico que os demais anos escolares. Em Matemática, as escolas apresentam performance que se situa entre o nível básico e o abaixo do básico, em média, destacando-se como ponto de atenção o 6º, 7º, 8º e 9º anos que revelam, em mais de 50%, o percentual de alunos que se situam abaixo do básico.

Divulgação / PMPA
EDUCAÇÃO
No gráfico, índice de proficiência em Português e Matemática no ano de 2021

O trabalho foi conduzido pela Gestão de Dados e Indicadores da Smed e funcionará como uma espécie de bússola para orientar as ações de correção da defasagem de aprendizagem. “Assim, entendemos que os planejamentos escolares, as atividades pedagógicas e as ações formativas dos professores devem estar fundamentadas nas habilidades não dominadas pelos alunos, servindo a todos os níveis da gestão - diretores, supervisores, professores e Smed - como ferramenta de trabalho integrada, na busca das correções para melhorar o fluxo escolar”, conclui a titular da Smed.

 

Antônio Bavaresco

Lucas Barroso

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