Secretaria de Educação debate ações para segurança sanitária da comunidade escolar

23/06/2021 14:13
Mauro Moraes/Divulgação PMPA
EDUCAÇÃO
Foram discutidos, entre outros temas, o aperfeiçoamento do Guia de Mitigação da cadeia de transmissão da Covid

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) irá aperfeiçoar o Guia de Mitigação da cadeia de transmissão da Covid-19, instrumento fundamental para o retorno seguro da comunidade escolar. As ações preventivas incluem o lançamento da página Covid no site Conexões em Rede, criado em abril pela prefeitura, onde poderão ser encontrados o guia atualizado, informações e legislações sobre a pandemia, orientações oficiais do município, cards informativos sobre contexto pandêmico, formações promovidas pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde para a Educação de Porto Alegre (COE-E Municipal) e o link para acesso ao formulário semanal de monitoramento de casos.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Fernanda Maya Guimarães, o portal irá organizar os documentos e orientações referentes à Covid-19 em um único espaço, facilitando a busca e pesquisa pelas escolas. O tema foi debatido em reunião híbrida do COE-E Municipal, no auditório da Smed.

O coordenador do Ensino Fundamental, Clark Balbueno Sarmento, destacou também a importância da realização de visitas presenciais em algumas escolas com a finalidade de verificar o cumprimento dos protocolos sanitários e a compreensão das orientações. “São questões pontuais, em poucas escolas, mas queremos monitorar de perto.”

Participaram da reunião representantes das secretarias municipais da Saúde e Extraordinária de Enfrentamento à Covid, Gabinete do Prefeito, Sindicreches/RS, Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Sindicato do Professores do Ensino Privado (Sinpor/RS), Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Educação, 1ª Coordenadoria Regional da Educação e Associação das Escolas Privadas de Educação Infantil.

Mauro Moraes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes