Secretária de Educação visita Escola Lumiar em SP

27/01/2022 17:14

O último dia de agenda da secretária municipal de Educação, Janaina Audino, em São Paulo (SP), foi dedicado a uma visita à sede da Escola Lumiar, criadora do Modelo Lumiar de Educação. A metodologia, lançada em 2003, vem se desenvolvendo desde então como uma experiência disruptiva na educação. A estrutura é baseada em seis pilares: avaliação integrada, currículo em mosaico, multietariedade, aprendizagem ativa, gestão participativa, tutor e mestre.

Em Porto Alegre, o método é utilizado por quatro escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino: Escola Municipal de Ensino Infantil Ilha da Pintada, no Arquipélago, Emei Bairro Cavalhada, Emei Santo Expedito e Emei Vila Nova. Além destas, uma escola parceirizada também adota esta metodologia, caso da Escola Comunitária de Educação Básica Aldeia Lumiar, na Vila Conceição, que também atua com a mesma proposta pedagógica. 

A partir de 2022, como resultado desta visita, as escolas do ensino fundamental poderão, por meio de adesão, ter acesso ao Mosaico, plataforma desenvolvida pela Lumiar, idealizada para oferecer, em um único lugar, espaço para planejamento, monitoramento, registros, avaliação de competências e conhecimentos e acompanhamento sistematizado da trajetória individual e única de cada estudante.

A secretária Janaina Audino acredita que modelos inovadores são bem vindos na rede. "Possibilitam ambientes dinâmicos e criativos que também consideram o estudante como centro do processo de aprendizagem, como podemos observar no Mosaico”, explicou a titular da Smed. Durante a visita à escola, a secretária foi acompanhada por Débora Acioly, representante da Lumiar. 

Antônio Bavaresco

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes