Secretária visita escolas que adotam metodologia Lumiar

20/07/2021 17:55
Giulian Serafim / PMPA
Educação
Para Janaina Audino (D), modelo estimula a autonomia e a criatividade a partir da primeira infância

Na manhã desta terça-feira, 20, a secretária de Educação, Janaina Audino, visitou a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Ilha da Pintada, no arquipélago. A escola é uma das quatros Emeis que adotaram o modelo do Instituto Lumiar na Capital. A metodologia Lumiar foi criada em 2003 e vem se desenvolvendo desde então como uma experiência disruptiva na educação. A estrutura é baseada em seis pilares: avaliação integrada, currículo em mosaico, multietariedade, aprendizagem ativa, gestão participativa, tutor e mestre.

A secretária Janaina Audino disse que a implementação do modelo Lumiar na educação infantil possibilita às crianças vivenciarem ambientes dinâmicos que estimulam a autonomia e a criatividade a partir da primeira infância. A criança é o centro do processo de aprendizagem, tendo seu espaço valorizado. “A parceria com o Instituto Lumiar é um caminho inovador que já traz bons resultados para a rede municipal de ensino”. A formação pedagógica acontece em mais três escolas de Educação Infantil: Emei Bairro Cavalhada, Emei Santo Expedito e EmeiI Vila Nova. 

A diretora da Emei Ilha da Pintada,  Luciana Salengue Scolari, afirmou que essa metodologia trata o aluno como protagonista. “A autonomia dos estudantes é desenvolvida com a escuta ativa e um olhar mais sensível: eles participam da construção dos projetos."

Henrique Nunes, representante do Instituto Jama, que é um apoiador desse projeto, também foi conhecer a estrutura da Emei da Ilha da Pintada. “Nós apoiamos e acreditamos nesse projeto que é executado na rede municipal de ensino. Pude presenciar os benefícios que essa metodologia traz para as crianças”, sintetizou. 

Na parte da tarde, a secretária visitou a Escola Comunitária de Educação Básica Aldeia Lumiar, na Vila Conceição, que também atua com a mesma proposta pedagógica. Para o diretor voluntário da Aldeia, Leandro Devegili, as famílias absorveram muito bem a nova proposta e sentiram o movimento positivo dos estudantes. “Gerou um interesse surpreendente dos alunos, que começaram a ver a escola como um ambiente produtivo."

Paula Maia

Gilmar Martins

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