Smed começa a construir nova proposta pedagógica para a rede municipal
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Smed) esteve reunida, de forma híbrida, com representantes da educação infantil, fundamental, ensino de jovens e adultos e educação especial, nesta quarta-feira, 11, para dar início a construção da nova proposta pedagógica que tem como objetivo resgatar a identidade em rede das escolas municipais. A construção, em conjunto, deste processo irá discutir cenários para as matrizes curriculares, expressão de resultados, processos avaliativos e formação continuada.
A secretária de educação, Janaina Audino, ressalta que a proposta pedagógica é uma identidade entre as escolas que estabelecem as diretrizes e a linha de ensino e de atuação na comunidade. “Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes, pais, alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional. O sucesso deste trabalho depende da contribuição dos supervisores e dos professores, pois são eles que vivenciam o dia a dia da organização escolar”, pontua.
O grande propósito deste trabalho é promover as mesmas oportunidades de aprendizagem a todos os estudantes da rede municipal de ensino e facilitar os processos de transferência dos estudantes, buscando uma equidade no atendimento. A primeira etapa abordará a discussão dos cenários da nova proposta pedagógica a partir da visão dos grupos de trabalho com supervisores escolares, de acordo com a etapa ou modalidade de ensino. Na segunda etapa, com a participação dos professores, acontecerá a sistematização e consolidação do cenário que será implementado, a partir de 2022. Todo o processo está previsto para ser concluído até setembro deste ano.
De acordo com o coordenador do ensino fundamental, Clark Balbueno Sarmento, para a elaboração da nova proposta pedagógica é necessário pensar além do que temos hoje e inovar. “Necessitamos avaliar os desafios atuais, os atos normativos vigentes e a especificidade de cada escola. As diferentes rotinas escolares têm identidades pedagógicas únicas que precisam ser consideradas na hora da construção desse processo”, finaliza.
Gilmar Martins