Smed dá posse às direções de 27 escolas municipais

23/03/2020 15:09
Luciano Lanes / PMPA
EXECUTIVO
Curso de gestão para quem deseja ser diretor ou vice ocorreu na Smed neste mês

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) deu posse às equipes diretivas de 27 escolas municipais, nesta segunda-feira, 23, por meio de publicação no Diário Oficial de Porto Alegre. As direções que assumem as instituições de ensino a partir desta segunda são as primeiras a tomarem posse após a entrada em vigor da lei 12.659, sancionada em janeiro deste ano e que altera a gestão das escolas municipais. A legislação tem três objetivos principais: colocar a aprendizagem do aluno no centro das decisões, ampliar a participação dos pais nas instituições de ensino da prefeitura e valorizar a liderança do diretor na comunidade escolar. 

Os empossados participaram de curso de gestão realizado na ESPM, em parceria com o Instituto Jama, com conclusão em 2019, ou o oferecido pela Smed em 2020 na sede própria. A aprovação no curso é um dos requisitos para concorrer ao cargo de diretor e vice-diretor da rede municipal de ensino. 

Em mensagem enviada aos novos gestores, o secretário Adriano Naves de Brito destacou o papel do diretor na formação das crianças. “Peço-lhe que nunca perca de vista, no exercício de sua liderança, que os seus alunos são o centro ao qual todas as suas decisões devem convergir. Nada é mais transformador na vida de um jovem que a educação que recebe”, escreveu. Ele destacou a parceria entre a mantenedora e as unidades de ensino e também a seriedade do momento em que assumem as direções. “Nossa capacidade de liderar será demandada para além dos limites do que conhecemos. Como servidores públicos, temos um papel indelegável a cumprir e conto com seu discernimento, dedicação e coragem cívica para mitigarmos as dificuldades que se avizinham das comunidades a que servimos”, completou. 

A cerimônia que marca o ato será realizada posteriormente para reduzir a chance de contágio pelo novo coronavírus.  

Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia 

 

Luzia Lindenbaum

André Malinoski