Smed oferece vagas em escolas para crianças venezuelanas
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) entregou nesta quinta-feira, 11, vagas a crianças venezuelanas que chegaram a Porto Alegre em setembro deste ano. Foram ofertadas 13 vagas para crianças em idade obrigatória (a partir dos quatro anos). Os alunos – três de educação infantil e dez de ensino fundamental – estudarão nas escolas municipais Governador Ildo Meneghetti e Décio Martins Costa, nos bairros Rubem Berta e Sarandi, e na Escola Comunitária de Educação Infantil (Ecei) Favo de Mel. As dez crianças abaixo da idade obrigatória, que não foram contempladas com vagas agora, poderão participar do perÃodo de inscrição geral, que deve ser divulgado nas próximas semanas.
O grupo de 140 refugiados da Venezuela desembarcou em Porto Alegre em 25 de setembro, pelo programa de interiorização do governo federal. Destes, 70 permanecem em Porto Alegre, na sede da instituição Aldeias Infantis SOS, no bairro Sarandi. Os demais foram para os municÃpios de Canoas, Cachoeirinha, Esteio e Chapada.
Na sexta-feira, 5, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), iniciou aulas de português para as famÃlias venezuelanas. Serão dez encontros de 3 horas/aula cada um, ministrados pelos acadêmicos de Letras sob a coordenação da professora Magali Menti, na sede da entidade.
Denise Righi