Smed participa de simpósio sobre vulnerabilidade social

18/10/2018 08:56

Com o objetivo de discutir a cultura da desigualdade e o enfrentamento dela por meio da arte, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), representada pela diretora pedagógica Maria Cláudia Bombassaro, participa do 1º Simpósio de Vulnerabilidade Social e Psicanálise: Diferenças e Desigualdades, promovido pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). O evento ocorre nesta quinta, 18, e sexta-feira, 19, na sede da SPPA, localizada na rua General Andrade Neves, nº 14, 4º andar, Centro Histórico.

A realização do simpósio está ancorada na ideia de que a psicanálise deve discutir a desigualdade, uma vez que está inserida na cultura, ou passará a ser conivente com ela. Portanto, o evento abordará a cultura da desigualdade, sua história, o desigual na infância e o enfrentamento pela arte.

A diretora pedagógica da Smed, Maria Cláudia Bombassaro, estará presente na mesa de abertura do simpósio. Além disso, o evento terá a participação de psicanalistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da SPPA e da Sigmund Freud Associação Psicanalítica, de representantes das áreas das artes e da antropologia, e da psicóloga Carmen Rodríguez, consultora da Unicef no Uruguai.

Parceria - A Smed e a SPPA, há doze anos, realizam uma parceria que discute, por meio de situações do cotidiano das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), o relacionamento entre educadores, crianças e famílias. Um dos projetos desenvolvidos por intermédio dessa parceria são as rodas de conversa com o tema A escola entre a paz e a violência, que teve um novo ciclo iniciado no último dia 3 de outubro.

As vagas para o 1º Simpósio de Vulnerabilidade Social e Psicanálise: Diferenças e Desigualdades são limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail comunicação@sppa.org.br. O valor da inscrição é 1 kg de alimento não perecível.

Programação

18/10 (quinta-feira)
20h15 – Abertura
Maria Elisabth Cimenti (Coordenadora do Simpósio), Zelig Libermann (Presidente da SPPA), Kátia Wagner Radke (Diretora de Divulgação e Ações junto à Comunidade da SPPA), Mery Pomerancblum Wolff (Coordenadora da parceria SPPA/Smed), Maria Cláudia Bombassaro (Diretora Pedagógica da Smed), Silvia Santos (Representante do Projeto Pescar)
20h30 – A cultura da desigualdade
Convidada: Carmen Rodríguez (Psicóloga e Consultora da Unicef no Uruguai)
Coordenação: Maria Elisabeth Cimenti (Psicanalista SPPA)

19/10 (sexta-feira) 
8h15 às 9h30 – O desigual na infância
Convidados: Aana Gageiro (Psicanalista Ufrgs/Appoa) e Carmen Rodríguez (Psicóloga e Consultora da Unicef no Uruguai)
Coordenação: Mery Pomerancblum Wolff (Coordenadora da parceria SPPA/Smed)
9h30 às 10h30 – Roda de conversa
10h30 às 11h – Coffee Break
11h às 12h30 – Psicanálise e história: um olhar sobre a desigualdade no Brasil
Convidados: José Carlos Gomes dos Anjos (Antropólogo IFCH/Ufrgs) e Bárbara Conte (Psicanalista da Sigmund Freud Associação Psicanalítica)
Coordenação: Alice Becker Lewkowicz (Psicanalista da SPPA)
12h30 às 14h30 – Intervalo Almoço
14h30 às 16h30 – Roda de conversa: o enfrentamento através da arte
Convidados: Dulcimarta Lemos Lino (Musicista Ufrgs/Fladem), Jorge da Silva Ferreira (Advogado, Mestre de Capoeira) e representante do grupo SLAM
Coordenação: Luciana Aranha Secco (Psicanalista da SPPA)
16h45 – Encerramento 

Andrea Brasil